Para decidir bem em quem vai votar, o eleitor precisa, antes de tudo, conhecer os candidatos. "Não há nada mais falso do que a máxima que os políticos são todos iguais", diz o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de ciência política, Adriano Codato. De acordo com ele, os concorrentes não são todos iguais, não representam os mesmos interesses, nem defendem as mesmas propostas e ideias. Portanto, o eleitor tem de buscar mais informações para encontrar aquele político que mais se aproxime das suas próprias convicções.
Além de conhecer o projeto político do candidato, é preciso analisar a história de vida e a quais premissas o partido que o candidato participa defende. Para Ricardo Costa de Oliveira, professor da UFPR nas áreas de sociologia e ciência política, depois de estar munido com estas informações, o eleitor deve formular as seguintes questões: "Como a política já mudou ou pode mudar minha vida? Eu estarei melhor ou pior com a escolha política que fizer nestas eleições?", para balizar sua escolha.
O especialista explica que o voto é a manifestação de interesse do eleitor. Portanto, é reflexo de uma ponderação, que pode ser mais aprofundada se for feita com mais propriedade. Para isso, é preciso ir além do horário eleitoral. Segundo Codato, os programas eleitorais veiculados no rádio e na televisão se aproximam de anúncios e não tem o objetivo de informar, mas convencer o eleitor. Quem quer refletir sobre a escolha do voto, deve procurar espaços de debate e outras fontes de informação.
Conforme explica Oliveira, hoje existe mais material disponível que nas últimas eleições. "Temos uma ferramenta fantástica, que é a internet, onde ONGs, blogs e páginas informativas de diversas naturezas disponibilizam muito conteúdo", afirma. "Agora, teoricamente, o eleitor deve estar mais perto de fazer uma escolha mais acertada", completa.
Candibook
Uma das ferramentas on-line que o eleitor pode utilizar para se informar nesta eleição é o Candibook. Trata-se de um banco de dados criado pela Gazeta do Povo e a RPC-TV com o perfil de todos os candidatos à Presidência e dos que concorrem às eleições no Paraná.
Pelo site, além de conhecer um pouco mais o perfil do candidato, o eleitor poderá consultar a declaração de bens, as certidões criminais e a prestação de contas de campanha de cada um dos concorrentes.
No Candibook também estão disponíveis vídeos, de aproximadamente dois minutos, com depoimentos dos candidatos. Nas entrevistas, realizadas por jornalistas da Gazeta do Povo, os políticos são questionados sobre suas motivações políticas e principais propostas. Todos os concorrentes foram convidados a participar. Ao todo, foram feitas cerca de 500 gravações.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Deixe sua opinião