O candidato do PSDB ao governo do estado, Beto Richa, tem 46% das intenções de voto no Paraná, segundo a pesquisa Ibope/RPC divulgada ontem. Beto aparece com 13 pontos de vantagem sobre o candidato do PDT, Osmar Dias, que teve 33%. De acordo com a pesquisa, 16% dos entrevistados não decidiram em quem votar, enquanto 4% pretendem anular ou votar em branco. Amadeu Felipe (PCB), Luiz Felipe Bergmann (PSol) e Paulo Salamuni (PV) aparecem com menos de 1% das intenções de voto. Avanilson (PSTU) e Robinson de Paula (PRTB) não foram citados por nenhum dos eleitores.
Na pesquisa espontânea do Ibope na qual os eleitores não são apresentados a uma lista de candidatos , Richa tem 22%, contra 10% de Osmar. Para o diretor-presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, os números do Ibope mostram um crescimento significativo de Beto Richa, levando em conta as pesquisas de outros institutos. "Ele abriu 13%. É uma diferença considerável", diz Hidalgo.
Segundo ele, porém, os números podem mudar com rapidez, devido ao início do programa eleitoral, programado para começar daqui a duas semanas. "Até agora eles falaram para centenas. Na televisão irão falar para milhares. É aí que tudo pode ser decidido."
Avaliação
Beto Richa comemorou o seu desempenho no Ibope. "É gratificante ver o resultado do nosso trabalho. Fico honrado com a confiança dos paranaenses", disse o candidato tucano. Apesar da euforia, Beto disse que a pesquisa indica a fotografia do momento, que pode ser alterada. Ele disse que a campanha na tevê será fundamental. "A campanha é uma soma de fatores. Influencia quem você é, o que você fez, com quem você anda", afirmou.
A campanha de Osmar Dias minimizou a importância e a metodologia da pesquisa. Em nota divulgada para a imprensa, o presidente estadual do PT, deputado Ênio Verri, afirmou que a metodologia do Ibope é "ultrapassada".
"Eles entram em contato com as pessoas apenas por telefone fixo, quando a maioria das pessoas tem apenas celular. Tenho certeza de que a próxima pesquisa vai mostrar um resultado completamente diferente, com Osmar na liderança", diz Verri. Osmar Dias já havia anunciado que não comentaria números de qualquer instituto.
Metodologia
O levantamento do Ibope/RPC ouviu 1.008 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 2 e 4 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo 17.416/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21.696/2010.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo
Deixe sua opinião