De oito unidades da federação analisadas na última rodada de pesquisas Datafolha (SP, RJ, MG, PR, RS, BA, PE e DF), a influência nas eleições para governador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conta com 77% de aprovação popular, é maior em Pernambuco e na Bahia, e alcança o patamar mais baixo no Sul do país, no Paraná e no Rio Grande do Sul. As pesquisas foram encomendadas pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
NordesteEm Pernambuco, que representa 4,6% do eleitorado nacional, 52% dos entrevistados afirmaram que com certeza votariam em um candidato apoiado pelo presidente, contra 26% que disseram que talvez votassem nesse candidato. Outros 15% afirmaram não votar em candidato de Lula ao governo.
O apoio de Lula à reeleição do governador Eduardo Campos (PSB) foi citado por 52% dos entrevistados, índice inferior à intenção de voto no candidato, de 59%. Outros 3% disseram acreditar que Lula apoie o candidato de oposição Jarbas Vasconcelos (PMDB).
Na Bahia, 7% do eleitorado, 46% dos eleitores votariam com certeza em candidato apoiado por Lula e 23% disseram que não escolheriam um nome apoiado por Lula. Outros 25% afirmaram que talvez votassem no candidato de Lula.
O apoio de Lula à reeleição do governador Jaques Wagner é conhecido por 57% dos baianos, contra 7% que dizem que Lula apoia Geddel Vieira Lima (PMDB).
Sudeste
Em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os três estados com mais eleitores do país (reúnem 41,5% do eleitorado), a influência positiva de Lula no voto para governador atinge cerca de um terço dos votantes.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país (22,3% do eleitorado) e estado governado pelo PSDB há 16 anos, 39% disseram que não votariam em candidato apoiado pelo presidente Lula. O percentual de eleitores que disseram votar com certeza no candidato de Lula é de 24%, índice inferior à intenção de voto em Aloizio Mercadante (PT), de 16%. Outros 28% afirmaram que talvez escolhessem o nome apoiado por Lula.
Dos entrevistados, 34% disseram conhecer o apoio de Lula a Mercadante (PT) e 5% afirmaram que o presidente apoia Geraldo Alckmin (PSDB).
Em Minas (10,6% do eleitorado do país), a taxa de influência decisiva de Lula sobre o voto para governador é de 27%, mesmo índice da influência do ex-governador Aécio Neves (PSDB), que concorre ao Senado. Também é de 27% o percentual de mineiros que rejeitam votar em candidato de Lula, e 33% disseram que talvez o fizessem.
O desconhecimento do candidato apoiado por Lula no estado é alto: 74% disseram não saber quem é, e apenas 19% afirmaram a opção correta: Hélio Costa (PMDB), que tem como vice na chapa Patrus Ananias (PT), e lidera as pesquisas com 44% dos da intenção de votos. Para 4%, Lula apoia a reeleição do governador Antonio Anastasia (PSDB).
No Rio de Janeiro (que reúne 8,5% dos eleitores), como em Minas, o grau de influência positiva de Lula e a rejeição ao candidato do presidente se igualaram: 31%. Outros 29% afirmaram que talvez optassem pelo nome apoiado por Lula. O apoio de Lula à reeleição de Sérgio Cabral (PMDB) foi citado por 44% dos entrevistados. Outros 2% disseram acreditar que Lula apoie Eduardo Serra (PCB), e 1%, Fernando Gabeira (PV).
SulApenas 19% dos gaúchos afirmaram que o apoio de Lula os faria votar com certeza em um candidato ao governo, ante 31% que disseram que talvez o fizessem e 34% que declararam não votar em candidato de Lula. Entre os entrevistados, 46% afirmaram a opção correta, que Tarso Genro (PT) é o candidato de Lula, ante 2% que disseram acreditar que Lula apoie Yeda Crusius (PSDB) e 1% que apontou José Fogaça (PMDB) como o nome de Lula. O Rio Grande do Sul reúne 6% dos eleitores do país.
No Paraná, que representa 5,5% do eleitorado, o apoio de Lula a um candidato a governador é decisivo para 23% dos eleitores; 33% dizem que talvez votassem em nome apoiado por Lula e 30% rejeitaram votar em candidato do presidente. O apoio de Lula a Osmar Dias (PDT) foi citado por 16% dos entrevistados, e 4% disseram acreditar que Lula apoie o tucano Beto Richa.
Distrito FederalNo Distrito Federal (1,3% do eleitorado), o percentual de eleitores que afirmam não votar em candidato apoiado por Lula é de 31%, ante 26% que dizem que talvez pudessem votar. Para 42%, o candidato de Lula é Agnelo Queiroz (PT), e 2% disseram que Lula apoia Joaquim Roriz (PSC). O desconhecimento sobre o candidato de Lula no DF atinge 55% dos eleitores, aponta a pesquisa.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião