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      As campanhas dos candidatos ao governo do Paraná Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) escolheram jingles eleitorais que marcam uma das principais diferenças entre os dois. Enquanto a música de campanha de Richa é mais urbana e pop, o jingle de Osmar aposta em um estilo sertanejo. Coincidência ou não, o tucano é mais forte justamente na região mais urbanizada do Paraná: Curitiba e região metropolitana. E Osmar tem sua base eleitoral no interior, com foco no homem do campo.

      Candidato da oposição ao atual governo estadual, o jingle tucano usa expressões como "mudança", "novo tempo" e "andar para frente" para deixar claro sua distância da atual gestão. A música do ex-prefeito de Curitiba também faz questão de citar a trajetória do candidato: "É Beto Richa pra crescer em paz. É Beto Richa, já mostrou que faz", cita um trecho.

      Já a música de Osmar tenta mostrar que o candidato é experiente e próximo dos eleitores. "Osmar é do povão, conhece todo esse chão", afirma o jingle.

      Paulo Salamuni, que concorre ao governo pelo PV, apostou em uma paródia. Com a base da música Morena Tropicana, de Alceu Valença, o candidato reforça sua ligação com a candidata à Presidência Marina Silva. "O povo é que nos ‘uni’, com Marina e Salamuni".

      Entre os principais candidatos ao Senado, apenas Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) haviam divulgado jingles em seus sites até ontem. O peemedebista reutilizou a música de sua última campanha, em 2006 – o "Me chama que eu vou". Ele apenas trocou a palavra governador para senador. Já petista apostou em uma melodia mais romântica e feminina. "Plantar a voz, que você quer. É pela paz, é de mulher", cita a música da candidata, a única mulher concorrendo ao Senado.

      Para o professor Alvaro Carlini, do Departamento de Música da UFPR, os jingles privilegiam a letra em detrimento da música. "São técnicas musicais de circularidade para que a letra fique grudada da cabeça de quem ouve", explica.

      Gleisi informou à Justiça Eleitoral que gastou R$ 14 mil com a produção jingles, slogans e vinhetas na primeira prestação de contas da campanha. Os demais candidatos informaram que não tiveram gastos nesta área.

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