Reportagem publicada na edição desta quarta-feira (22) do jornal "O Estado de S. Paulo" afirma que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) contratou por R$ 6,2 milhões a empresa Tecnet, que emprega Cláudio Martins, filho do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.
O ministro, que também é presidente do Conselho de Administração da EBC, negou irregularidade na licitação. Ele disse, segundo o jornal, que seu filho Cláudio Martins "não teve qualquer influência no resultado da licitação em questão. Ela foi vencida pela Tecnet por uma razão muito simples: ofereceu o menor preço no pregão eletrônico".
Segundo o jornal, a Tecnet venceu, no penúltimo dia de 2009, a concorrência para cuidar do sistema de arquivos digitais da EBC. E-mails da própria EBC obtidos pelo jornal mostram que o ministro Franklin Martins teria pedido "prioridade zero" para o assunto, embora, de acordo com a reportagem, pareceres feitos em dezembro alertassem quanto à falta de recursos orçamentários para o projeto.
Na área digital, a EBC é a única emissora de televisão brasileira cliente da Tecnet, informa "O Estado de S. Paulo"
O jornalista Cláudio Martins, filho do ministro Franklin, trabalha na Tecnet há pelo menos dois anos como representante comercial, segundo informou o jornal, e seria o responsável pelos negócios de software e tecnologia da empresa no exterior e com as afiliadas do grupo.
Segundo a reportagem, a licitação vencida na EBC teria sido realizada às pressas em 30 de dezembro de 2009. No dia seguinte, o governo teria emitido a nota de empenho, que é o compromisso de pagamento, para a empresa.
De acordo com "O Estado de S. Paulo", a direção da EBC informou que o trabalho da Tecnet está em fase de execução em São Paulo e, em breve, deve atingir Rio de Janeiro e Brasília. O sistema da Tecnet cuidará da gestão dos arquivos digitais novos e futuros da empresa do governo.