José Renato Casagrande (PSB) foi eleito neste domingo (3), em primeiro turno, para ser o novo governador do Espírito Santo. Com 79,27% das urnas apuradas às 18h39, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Casagrande registrava 82,20% dos votos válidos (sem brancos e nulos) contra 15,56% do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).
No mesmo horário, Brice Bragato (PSOL) obtinha 2,14%, e o advogado Dr. Gilberto (PRTB) somava 0,11%.
Casagrande teve o apoio do atual governador Paulo Hartung (PMDB), que deixará o cargo após dois mandatos. Inicialmente, havia informações de que o vice seria o candidato natural, mas após negociações entre os partidos, o vice acabou saindo para o cargo de senador, deixando o caminho para Casagrande.
Aliado do presidente Lula no Senado, cedeu palanque para Dilma Rousseff na esfera nacional. Um dos principais focos da campanha de Casagrande foi a área da Segurança Pública.
Renato Casagrande tem 49 anos e é engenheiro florestal e bacharel em Direito. É filiado ao PSB desde 1987. Já foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e secretário de estado. Concorreu ao governo em 1998, mas não foi eleito. Está no Senado desde 2006, onde é líder da bancada do PSB.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião