Nestas eleições, a Justiça tornou obrigatória a apresentação do título de eleitor e de um documento de identificação com fotografia na hora de votar. O eleitor que ainda não tirou a segunda via do título eleitoral tem até quinta-feira (23) para fazê-lo, sob pena de não poder votar nas eleições de 3 de outubro. Além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os Fóruns, Cartórios Eleitorais de todo o Paraná fazem plantão neste sábado (18) e domingo (19), das 9h às 17hs, para que os eleitores possam requerer o documento ou a certidão de quitação eleitoral, além de regularizar outras pendências.
Até as eleições de 2008, o eleitor podia votar sem portar o título, bastando apresentar a identidade. Segundo a assessoria de imprensa do TRE, não há chance de votar sem o título e o eleitor que precisa da segunda via deve se apressar. "Pedimos que o eleitor venha o quanto antes, pois a procura deve ser grande nestes últimos dias", disse o assessor de imprensa do TRE, Marden Machado. A assessoria do Tribunal, entretanto, não acredita que a exigência do título possa contribuir para aumentar o número de eleitores ausentes. "A procura tem sido grande. Esperamos que a maioria dos mais de 7 milhões de eleitores aptos compareçam", disse Machado.
Além do título, para conseguirem votar os eleitores devem portar algum dos seguintes documentos: RG, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais. Certidões de casamento ou de nascimento não são aceitas.
A sede do TRE fica na rua João Parolin, 224, no Prado Velho. O horário regular de atendimento é das 12h às 18hs.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião