O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, disse no início da noite desta quarta-feira (14) que a implementação da Lei da Ficha Limpa deve provocar a impugnação de até 15% das candidaturas este ano.
"A ficha limpa pegou sem dúvida nenhuma. Estou fazendo um cálculo que essas impugnações devem corresponder entre 10% a 15% dos registros de candidaturas. Isso é algo esperado, está dento do normal e a Justiça Eleitoral dará uma resposta rápida a essas impugnações", afirmou. O presidente do tribunal disse também que a lei prevê algumas hipóteses de inelegibilidades e que, até o momento, todas as impugnações estão baseadas na Lei da Ficha Limpa.
"Vamos examinar todas essas impugnações o que pode, de certa maneira, tranquilizar a todos que acompanham essas impugnações é que no momento que o TSE e o STF [Supremo Tribunal Federal] chegaram a um consenso em relação a certas teses, os processos serão julgados rapidamente", disse o ministro em relação ao prazo para a Justiça Eleitoral julgar todos os casos de inelegibilidade.