• Carregando...
 |
| Foto:

Depois da eleição norte-americana, em que o presidente Ba­­rack Obama foi eleito com grande mobilização de militantes pelo Twitter (rede mundial de microblogs), era grande a expectativa para o uso do site nas eleições brasileiras. Porém, a importância não foi a esperada. Como não foi um espaço para a discussão de propostas e debate de ideias, o Twitter acabou servindo para que os candidatos desabafassem, atacassem seus adversários e, vez ou outra, produzissem algumas gafes. A mais recente aconteceu na quinta-feira, na passagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, por Curitiba e região metropolitana. Dilma (ou sua assessoria) se confundiu e escreveu que a Refinaria Presidente Vargas (Repar) fica em Pinhais. Na verdade a refinaria fica em Araucária, onde foi construída em 1976.

Depois de fazer uma caminhada no Centro de Curitiba e percorrer algumas ruas de Pinhais e Piraquara em carreata, Dilma teria escrito no Twitter: "Em Pinhais, grande Curitiba, tem uma das maiores unidades da Petrobras. Desenvolvimento, confiança e trabalho – esse é o ar que se respira ali". A referência é à Repar, uma das principais refinarias do Brasil e que abastece quase todo o mercado de combustíveis do Paraná e Santa Ca­­tarina e exporta para outros países. Ao processar o petróleo, a refinaria produz gasolina, querosene para aviões, óleo diesel, GLP, nafta e outros derivados.

A gafe virou piada entre internautas paranaenses. Alguns, mais exaltados, criticaram duramente a candidata. "Dilma não conhece o Paraná" e "Ex-diretora (da Petrobrás) ñ sabe o q é Araucária!" (sic) foram algumas das frases postadas no site.

A assessoria de Dilma informou ontem que provalmente não foi ela pessoalmente que postou a mensagem no Twitter e minimizou a importância do erro. O prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves (PT), conhecido como Luizão, deu uma explicação para a confusão. Segundo ele, durante a carreata ele comentou com a presidenciável que existe um projeto piloto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com apoio financeiro da Petrobras, para tratar o esgoto produzido em duas escolas municipais – Aroldo de Freitas e Felipe Zeni –, em um total de R$ 340 mil. Dilma teria comentado o assunto com assessores, que teriam feito a confusão. "Talvez eu tenha sido um dos responsáveis pelo engano", lamentou o prefeito.

Mais gafes

A candidata derrotada do PV à presidência, Marina Silva, e o tucano José Serra (PSDB) também passaram por constrangimentos por informações truncadas no Twitter. Durante a campanha do primeiro turno, Serra convocou "os nordestinos que vivem em São Paulo" a "enviarem cartas aos parentes do Nordeste contando do seu governo". A resposta irônica da maioria foi imediata. "Além de cartas, os nordestinos de São Paulo podem mandar e-mails para os seus parentes do Nordeste pedindo voto" e "Eles podem usar o Twitter também" foram algumas das respostas.

A evangélica Marina Silva tuitou sobre a morte do escritor português José Saramago: "Morre José Saramago. O mundo perde um grande escritor e os países da língua portuguesa, o nosso primeiro prêmio Nobel". Alguns de seus seguidores começaram a enviar mensagens criticando a candidata, dizendo que ela não poderia exaltar um escritor ateu (Marina é evangélica). Ela, talvez sem saber como utilizar os recursos do site, começou a reenviar essas mensagens ao tentar respondê-las, o que gerou ainda mais confusão. A assessoria da candidata entrou em ação e colocou um texto no blog da candidata tentando explicar a confusão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]