“Precisamos manter o encontro do Brasil consigo mesmo, corrigindo os erros e encarando os novos desafios. Eu falei para o povo brasileiro e fui compreendida.” Marina Silva, candidata do PV à Presidência| Foto: Thais Cabette/AFP

Terceira colocada na eleição, com 19,82% dos votos, a candidata à Presidência pelo PV, Ma­­rina Silva, disse em São Paulo ontem à noite que sua maior contribuição foi ter levado a eleição para o se­­gundo turno, o que vai dar mais tempo para todo mundo discutir melhor. Ela disse que ainda não definiu sua posição para a próxima fase da eleição presidencial, adiantando apenas que fará reuniões para discutir o assunto.Mesmo sem ter obtido nú­­meros suficientes para ir ao segundo turno contra Dilma Rousseff, não há dúvidas de que Marina saiu fortalecida da disputa eleitoral. Até as 21 horas, com 92,24% dos votos apurados, ela somava mais de 18 milhões de votos. Foi a terceira colocada na apuração na­­cional, mas ficou em primeiro lugar no Distrito Federal, com 41,96% dos votos. Lá, Dilma Rousseff somou 31,74% e José Serra, 24,3%.

CARREGANDO :)

No estado do Rio de Janeiro, Marina tirou de Serra a segunda colocação: teve 31,48% dos vo­­tos válidos, contra 22,58% do tucano. Também foi a segunda em outros quatro estados: Per­­nambuco (20,93%), Ceará (17,78%), Amapá (30,31%) e Amazonas (26,80%).

Voto

Publicidade

Marina acompanhou a apuração dos votos em São Paulo. Pela manhã, votou em Rio Branco, no Acre, acompanhada por militantes, por dois de seus quatro filhos, pelo pai e algumas irmãs. A candidata preferiu caminhar do hotel onde estava hospedada até a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrá­­ria (Incra) para votar. Durante o percurso, Marina, que não passou a noite em sua casa para ficar reunida com a equipe de campanha, foi abraçada e cumprimentada por eleitores.

A candidata entrou por voltas das 10 horas na seção 43 e de­­­­morou aproximadamente dois minutos e meio para votar. Marina falou ainda da alegria de estar no Acre, lugar onde, segundo ela, começou a luta pelo desenvolvimento sustentável.

A candidata do PV se declarou feliz em ver que o povo brasileiro entendeu a mensagem transmitida por ela ao longo da campanha eleitoral. "Preci­­sa­­mos manter o encontro do Bra­­sil consigo mesmo, corrigindo os erros e encarando os no­­vos desafios. Eu falei para o povo brasileiro e fui compreendida", declarou.

Após deixar a cabine, Marina ainda estava confiante na ida pa­­ra o segundo turno com a petista Dilma Rousseff. Sempre sorridente, afirmou que os brasileiros demonstram estar prontos para ter uma mulher na Presidência. Depois da entrevista, Marina embarcou para São Paulo.