O candidato do PDT ao governo do estado, Osmar Dias, aposta na força da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para superar o principal adversário na disputa, Beto Richa (PSDB), na reta final da campanha. Por isso, o comício que reunirá Lula, Osmar e a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, a partir das 18 horas de hoje, no Sítio Cercado, em Curitiba, será exibido pela internet para mais de 400 telões instalados em praças públicas e em comitês eleitorais no interior do estado.
A terceira visita de Lula ao estado e o segundo comício na capital na campanha deste ano são vistos pela coordenação da campanha de Osmar como a grande cartada para superar Richa. A escolha do bairro na zona Sul da capital, portanto, não é por acaso: o Sítio Cercado é o segundo bairro mais populoso de Curitiba, com mais de 120 mil habitantes, e a região com a maior taxa de crescimento demográfico anual na cidade, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Apesar do perfil socioeconômico do bairro, Richa é popular na região em função das várias obras feitas pela prefeitura várias delas feitas com recursos do governo federal. O evento vem sendo chamado de "comício da virada", por aproveitar a presença de Lula, que tem a aprovação de maciça em Curitiba e região, para alterar o quadro no maior colégio eleitoral do estado. De acordo com a última pesquisa Datafolha, o candidato tucano segue na frente na capital e na região metropolitana com 58% das intenções de voto, enquanto Osmar tem 28%. Em relação à pesquisa anterior, que mostrava o pedetista ganhando terreno em Curitiba e região, os números mostraram uma recuperação do candidato tucano.
"Teremos telões pelo interior para que todos que estão com o Lula e conosco possam mostrar sua força nesta reta final", disse o candidato a vice-governador da coligação, deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB). Lula viaja estará amanhã em Maringá, no Noroeste do estado, onde cumpre agenda oficial da Presidência.
Ontem à tarde, carros de som alardeavam a presença de Lula e Dilma pelas ruas do Sítio Cercado. "A última vez que tivemos um comício de presidente aqui foi o do FHC [Fernando Henrique Cardoso], em 1997. Veio tanto gente que não dava pra sair de casa", lembra Armando Ferreira, vizinho do local de ambos os comícios. "Amanhã [hoje] vai ter bem mais gente. Hoje em dia nem precisa ter dupla sertaneja para lotar como daquela vez. Só a presença do Lula já basta", acredita.
Serviço:
O Datafolha ouviu, entre 13 e 14 de setembro, 11.630 eleitores em todo o país. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos porcentuais e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Protocolo 30.014/2010.
Deixe sua opinião