Veja os números da pesquisa IBOPE/RPC
O senador Osmar Dias (PDT) tem 12% de rejeição entre o eleitorado paranaense, segundo a pesquisa IBOPE/RPC divulgada na noite de quinta-feira (5). A rejeição ao ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) é de 9%. Os dois são os candidatos melhor colocados na disputa pelo governo do estado, de acordo com o levantamento. O tucano recebeu 46% das intenções de voto, enquanto o pedetista teve 33%.
Entre os sete candidatos que concorrerem ao cargo de governador, Avanilson Araújo (PSTU) atingiu o maio índice de rejeição. Ele foi apontado por 13% dos entrevistados quando perguntados em qual candidato não votaria de jeito nenhum. Empatados na segunda posição com 12% de rejeição estão Osmar e Amadeu Felipe (PCB). Paulo Salamuni (PV) e Robinson de Paula (PRTB) tiveram 10%. Na sequência aparece Richa com 9% e o que atingiu o menor índice, 7%, foi Luiz Felipe Bergmann (PSol).
De acordo com o IBOPE, 30% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. O número de eleitores que não souberam ou não responderam chega a 34%.
Metodologia
O levantamento do IBOPE/RPC ouviu 1008 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 2 e 4 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos para mais o para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo 17416/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21696/2010.