O site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou neste domingo (17) nota dos bispos do Regional Sul 1 da entidade na qual afirmam que não patrocinam a impressão e a distribuição de folhetos a favor ou contra candidatos.
Neste sábado, uma gráfica no bairro do Cambuci, em São Paulo, informou que imprimiu 2,1 milhões de folhetos com o texto intitulado "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras", assinado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB.
O texto relaciona o PT e a presidenciável Dilma Rousseff à defesa do aborto e recomenda "encarecidamente a todos os cidadãos brasileiros e brasileiras" que, "nas próximas eleições, deem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à discriminalização do aborto".
Segundo a gráfica, a encomenda foi feita por um assessor da Diocese de Guarulhos. O G1 procurou, mas não conseguiu localizar o bispo da Diocese de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini. O PT registrou boletim de ocorrência na polícia e fez uma representação à Justiça Eleitoral.
Reunidos em Itaici, no município de Indaiatuba (SP), os bispos participam da 32ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 e decidiram na noite deste sábado divulgar a nota publicada neste domingo no site da CNBB.
Na nota, eles afirmam que "não indicam nem vetam candidatos ou partidos e respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor".
Leia abaixo a íntegra do texto publicado no site da CNBB:
"Declaração do Regional Sul da CNBB sobre as eleiçõesDom, 17 de Outubro de 2010 08:23
Os bispos do Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo) divulgaram na noite de ontem, 16, uma declaração esclarecendo sua posição em relação às eleições. Os bispos estão renidos em Itaici, município de Indaiatuba (SP), na 32ª Assembleia das
Igrejas Particulares do Regional Sul 1.
DECLARAÇÃO SOBRE AS ELEIÇÕES
Os bispos católicos do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), do Estado de São Paulo, em sintonia com a DECLARAÇÃO SOBRE O MOMENTO POLITICO NACIONAL, da 48ª Assembleia Geral da Conferência (Brasília, maio de 2010), esclarecem que não indicam nem vetam candidatos ou partidos e respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor.
O Regional Sul 1 da CNBB desaprova a instrumentalização de suas Declarações e Notas e enfatiza que não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos.
Reafirma, outrossim, as orientações quanto a critérios e princípios gerais a serem levados em conta no discernimento sobre o momento político, já oferecidos pela 73ª Assembleia Geral do Regional Sul 1 (Aparecida, junho de 2010), expressos na Nota VOTAR BEM.
Recomenda, enfim, a análise serena e objetiva das propostas de partidos e candidatos, para que as eleições consolidem o processo democrático, o pleno respeito aos direitos humanos, a justiça social, a solidariedade e a paz entre todos os brasileiros.
Indaiatuba (Itaici), SP, 16 de outubro de 2010.
Dom Nelson WestruppPresidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1
E Bispos do Regional Sul 1"
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião