Os candidatos Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do estado, segundo a mais nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (16). O candidato tucano subiu um ponto desde a pesquisa anterior, divulgada no dia 10, e aparece com 45% da intenções de voto. Já o pedetista cresceu dois pontos e agora tem 40%.
A maior diferença entre os dois candidatos foi de 13 pontos porcentuais, registrada entre os dias 23 e 24 de agosto. Agora a distância caiu par cinco pontos. Com a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, Richa pode ter entre 48% e 42% e Osmar de 43% a 37%. Isso os deixa empatados dentro da margem de erro.
Paulo Salamuni (PV), Luiz Felipe Bergmann (Psol), Robinson de Paula (PRTB), Avanilson Araújo (PSTU) e Amadeu Pelipe (PCB) não atingiram 1% das intenções. Votos brancos e nulos somam 3%. O total de eleitores indecisos chega a 11%.
Esta é a quinta pesquisa realizada pelo Datafolha desde o início da campanha eleitoral. Richa começou a disputa pelo governo do estado com 43% das intenções de voto, subiu para 46%, depois 47%, caiu para 44% e agora está com 45%. Na primeira pesquisa Osmar tinha 38%, caiu para 34%, permaneceu em 34%, subiu para 38% e subiu novamente para 40%.
O Datafolha ouviu 1.246 pessoas em 47 municípios paranaenses entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número 21.776/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 30.034/2010.
Veja abaixo as metodologias das pesquisas anteriores
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião