O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou nesta quinta-feira (16) que a saída da ministra Erenice Guerra da Casa Civil foi uma solução "política" encontrada pelo Palácio do Planalto para evitar maiores "danos" à campanha da presidenciável do PT, Dilma Rousseff. Erenice deixou o cargo em função de denúncias de tráfico de influência no governo que também envolvem seu filho, Israel.
"A ministra Erenice está sendo afastada por razões políticas. É evidente que o Planalto fez a avaliação de que ela iria causar muitos danos [políticos à campanha de Dilma] ficando lá. Foi uma solução política. Erenice é o braço direito da Dilma. A pessoa de ligação mais consistente com a candidata petista é afastada por irregularidades. Isso é muito grave. Não é uma pessoa qualquer do governo, é uma pessoa escolhida por Dilma", afirmou Sérgio Guerra.
Mais cedo, o próprio presidente do PSDB já havia divulgado nota na qual pedia o afastamento de Erenice em função das denúncias de tráfico de influência publicadas pela revista "Veja" no fim de semana e amplificadas nesta quinta pelo jornal "Folha de S.Paulo". Para Guerra, o governo "foi rápido" ao retirar Erenice do cargo cinco dias após o surgimento das primeiras denúncias. " O fato da Erenice sair do governo é bom. É bastante positivo desde que entre gente boa por lá. Acho que eles foram até rápidos", afirmou Guerra.
O presidente tucano ainda cobrou um posicionamento da candidata do PT, Dilma Rousseff. "Erenice é a ministra que tem DNA da Dilma, que é do sangue da Dilma, e é demitida em 24 horas por denúncias de irregularidades. A Dilma tem que sair da toca. Tem que explicar tudo. Ou ela não tem nada a ver com a Erenice? Ela não tem nada a ver com nada, mas com a Erenice ela não tem também?", questionou Guerra.
- Líder do PT diz que demissão de Erenice é para evitar uso eleitoral
- Ministra Erenice Guerra deixa o governo
- Ministra Erenice pede demissão após denúncias, dizem fontes
- Jornal diz que filho de Erenice cobrou para liberar crédito do BNDES
- Em nota, PSDB pede "afastamento imediato" de Erenice da Casa Civil
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Deixe sua opinião