O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, afirmou nesta terça-feira que o Vox Populi manipula o resultado de suas pesquisas desde o primeiro turno da eleição presidencial. O instituto de pesquisa divulgou pesquisa na manhã desta terça-feira (19) apontando uma vantagem de 12 pontos para sua adversária Dilma Rousseff (PT).

CARREGANDO :)

"Pesquisa do Vox Populi nós não levamos em consideração porque trata-se de instituto de comprovada falta de credibilidade, que manipulou os resultados do primeiro turno inteiro para a realidade das urnas mostrar como eles estavam fantasiando", disse Serra a jornalistas.

Mais cedo, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), coordenador da campanha tucana, disse que a pesquisa desta terça-feira "é uma vergonha".

Publicidade

Pelo Vox Populi, Dilma Rousseff tem 51% das intenções de voto e Serra aparece com 39%. Considerando apenas os votos válidos (sem nulos, brancos e indecisos), a petista tem 57%, contra 43% de Serra. Outras pesquisas mostraram diferença menor.

Pelo segundo dia consecutivo, Serra estava ao lado do deputado Fernando Gabeira, candidato derrotado ao governo do Rio. Membro do PV, sigla que optou pela neutralidade no segundo turno, Gabeira pode externar seu apoio por não ser dirigente dos verdes.

Câmbio

O candidato também fez comentários sobre o câmbio. Ele afirmou que a valorização do real é responsabilidade do atual governo, que estimulou as importações. Disse que o consumo de importados no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva era de 12 por cento e agora alcança 20 por cento, sem detalhar o parâmetro.

"No meu caso, presidente, a mudança vai ser muito mais ampla do ponto de vista de política econômica e de equipe, na maneira de encarar a questão econômica e o gasto público. É um outro contexto", disse.

Publicidade

O governo vem tentando frear a alta do real e na segunda-feira, pela segunda vez neste mês, elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em aplicações de estrangeiros em renda fixa.