| Foto:

Frases

"Em matéria de baixaria, por parte do adversário, sem dúvida, das campanhas que eu assisti no Brasil, essa é a pior. Nunca um adversário se aparelhou tanto, nunca um adversário jogou tão baixo quanto nessa campanha, no caso do PT."

Durante em encontro com cientistas na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Paulo, na semana passada, no auge dos ataques.

Leia todas as frases.

CARREGANDO :)

Em uma campanha cheia de ataques e carente de planos de governo, o candidato José Serra (PSDB) jogou com números redondos pa­­ra ganhar eleitores ao mesmo tempo em que fugiu do carimbo de pri­­vatista. O deputado federal Gus­­tavo Fruet (PSDB) diz que isso foi uma estratégia de linguagem acessível, adotada por Serra a partir de uma pesquisa de comunicação feita em 2009 pelo partido e conduzida pelo cientista político Alberto Carlos Almeida. "Ela indicou que o que funciona no discurso eleitoral são três a cinco mensagens objetivas". Para Fruet, Serra procurou se focar mais nessas mensagens do que na defesa contra os ataques ad­­versários, principalmente em relação à privatização. "A pesquisa mostrou esse assunto ‘demonizado’ em um trabalho de desconstrução do ex-presidente FHC e do PSDB pelo PT. Mexe com militantes e tem um estigma difícil de quebrar em uma campanha política."

Para o cientista político Antônio Octávio Cintra, professor das uni­­ver­­­­sidades de Brasília e Fe­­deral de Minas Gerais, Ser­­ra poderia ter sido mais combativo. "Apesar de ser a segunda campanha dele, o partido parece ter sido pego de surpresa, com argumentos pouco convincentes, ao invés de explicar que a privatização é boa em alguns setores. O próprio PT fez isso em parecer de um projeto no meio de 2009 e Serra não usou". Cintra fala do Projeto de Decreto 374/2007, que trazia a possibilidade de um plebiscito para reestatizar a Vale do Rio Doce. No parecer técnico da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Depu­tados, o relator José Guimarães (PT-CE), irmão de José Genoíno (PT-SP), defende a Vale privatizada.

Publicidade

* * * * *

120 cidades foram visitadas por Serra nesta campanha de segundo turno, em 23 dos 27 estados brasileiros.