TRE faz plantão no fim de semana para atender quem quer fazer título de eleitor
Faltando seis dias para acabar o prazo para o eleitor regularizar a situação na Justiça Eleitoral, aproximadamente dois mil atendimentos por dia, em média, tem sido feitos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Curitiba. Esse número é cinco vezes maior do que era registrado normalmente, quando 400 pessoas eram atendidas pelo TRE.
Apesar do movimento, o tempo de espera tem sido de 30 minutos, em média, se não ocorrer nenhum problema. No feriado de Tiradentes houve queda no sistema e os eleitores da capital tiveram que aguardar até três horas para solucionar as pendências.
Até o dia 5 de maio é possível transferir o título eleitoral e fazer a revisão dos dados. Jovens entre 16 e 18 anos também podem tirar o documento para votar em outubro. Quem não votou e não justificou a ausência nos últimos três pleitos também tem até essa data para regularizar a situação.
Já aqueles que precisam tirar a segunda via do título têm um prazo maior: até o dia 23 de setembro. As pessoas que perderam a primeira via do documento também podem comparecer à seção eleitoral para votar levando um documento oficial com foto.
Horário especial
O TRE, em Curitiba, vai funcionar normalmente durante o fim de semana. O horário de funcionamento será das 9 às 17 horas no sábado (1º) e no domingo (2).
Para agilizar o atendimento, o eleitor pode solicitar pela internet requerimentos de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais até esta sexta-feira (30). Para isso, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e fazer o pedido.
Obrigatório
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos. O voto é facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Quem completar 16 anos até 3 de outubro poderá votar nas eleições deste ano que elegerão presidente, governadores, deputados estaduais, federais, distritais e senadores.
O endereço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na capital é Rua João Parolin, 224, Prado Velho. Para obter mais informações ligue para 3330-8674.
Alcolumbre no comando do Senado deve impor fatura mais alta para apoiar pautas de Lula
Zambelli tem mandato cassado e Bolsonaro afirma que ele é o alvo; assista ao Sem Rodeios
Entenda o que acontece com o mandato de Carla Zambelli após cassação no TRE
Sob Lula, número de moradores de rua que ganham mais de meio salário mínimo dispara
Deixe sua opinião