A influência da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, embora fundamental para qualquer candidato, já foi maior. A expansão dos assinantes de tevê por assinatura, que não exibe a programação eleitoral, criou outras opções ao telespectador.
Outro fator que vem diminuindo a importância do horário eleitoral, principalmente no interior do Paraná, é a disseminação da instalação de antenas parabólicas para melhorar o sinal. Esses eleitores não recebem os programas dos candidatos do estado, mas sim de outras unidades da federação.
Nelson Biondi, coordenador de comunicação da campanha de Beto Richa (PSDB), reconhece as dificuldades. "Os que têm tevê por assinatura fogem", diz. "Porque horário eleitoral gratuito não é novela: ninguém chega mais cedo em casa para ver." Biondi cita ainda outra dificuldade, que é a presença de muitos candidatos nesta eleição. "Se o seu programa está no meio de seis outros e vem um programa menos produzido e o candidato não é muito articulado, [o telespectador] por mais que tenha interesse, pula fora", afirma Biondi.
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