» Uma nova creche por semana, até atender toda a demanda.
» Escolas integrais nos bairros populares, mantendo as nossas crianças o dia todo na escola, longe das drogas e da violência.
» Mais 50 liceus de ofícios. Capacitação de jovens, e adultos, para o trabalho. Preparação da cidade para trabalhar na Copa do Mundo de 2014, com ensino de línguas e habilitação para outras atividades.
» Fazer do ensino público de Curitiba o melhor do país, com a formação continuada dos professores, livro didático gratuito, computadores e internet banda larga em todas as escolas, laboratórios e bibliotecas, ginásios de esporte, jogos colegiais.
» Restauração da autoridade do professor e combate a violência no entorno das escolas. ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
» Zerar a demanda não atendida das creches. Isso será obtido com a ampliação da rede física de creches. Durante a construção dessas unidades, a demanda por vagas será atendida em espaços alternativos fruto de parcerias do poder público com igrejas, associações de bairro, clubes, etc.
» Ampliar o horário das creches até 19 horas. Em cada regional, haverá uma creche noturna, até às 22 horas.
» Reduzir a jornada diária dos educadores de creches de oito para seis horas.
» Zerar a demanda não atendida, estimada em 16 mil vagas, da pré-escola.
» Zerar o analfabetismo no município.
» Qualificar o atendimento às pessoas com deficiência.
» Melhorar a qualidade das escolas integrais, em parceria com os programas federais Mais Educação e Segundo Tempo. E implantação - quando necessário em espaços alternativos mediante parcerias - de novas oficinas e atividades para o contraturno usando, incluindo atividades de artes, esportes e de inclusão digital.
» Valorizar dos professores mediante programas voltados à carreira, incentivo cultural, inclusão digital, melhores salários e implementação imediata dos 33% de hora-atividade.
» Manter, ampliar e reforçar os programas que vêm apresentando resultados satisfatórios. Um deles é o comunidade/escola, desenvolvido há mais de dez anos.
» A educação também se beneficiará de outros programas, sobretudo o Prefeitura Eficiente, que propõe, entre outras iniciativas, a modernização e descentralização da gestão, governo eletrônico e governança cooperativa.
» Acelerar a qualificação dos cidadãos curitibanos ampliando a permanência e anos de estudo da população, com uma forte articulação com a educação básica e ensino superior. » Aumentar os investimentos na educação para 30% da receita dos impostos e transferências, em decorrência da necessária expansão da educação infantil e da educação integral, investimentos em formação e projetos pedagógicos, tecnologia (acesso a Internet wireless nas unidades da educação, computadores e tablets), acervo de livros nas bibliotecas, reformas nas escolas, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nos Centros Municipais de Atendimentos Especializado/CMAEs e valorização profissional.
» Erradicar o analfabetismo. Mobilizar e efetivar uma política de educação de jovens e adultos que gere uma taxa de alfabetização próxima a 100%.
» Melhorar a qualidade do ensino e buscar a equidade na Rede Municipal de Ensino, independente das condições social, econômica, étnico-racial e cultural da população.
» Aumentar o investimento na educação infantil com a ampliação de vagas pautadas no continuo crescimento da qualidade, com garantia da universalização as crianças de quatro a cinco anos e ampliação no atendimento na faixa de zero a três anos. Estabelecer um plano de investimento muito forte na construção de novos CMEIs, adaptações e ampliações em CMEIs e escolas, quando possível, e ampliação de vagas com os CEIs conveniados.
» Garantir que todas as escolas disponham de bibliotecas e de quadras poliesportivas cobertas nas áreas disponíveis.
» Estimular a participação das famílias na educação das crianças e jovens curitibanos. Esta integração fortalece o aprendizado e as relações comunitárias.Ampliar a educação integral através de escolas em tempo integral, contra turno ou via expansão da carga horária dos alunos, com uma forte articulação com as áreas do esporte, ciência e cultura.
» Articular fortemente a educação integral não apenas para os alunos das escolas municipais, mas também para as crianças e jovens curitibanos de 11 a 17 anos. Desenvolver uma proposta com escolas municipais e estaduais, com professores, diretores, pedagogos, e com os jovens, através de programas municipais, estaduais e da união.
» Assegurar o acesso à educação especializada aos educandos com necessidades educacionais especiais. Investir fortemente na capacitação dos profissionais da educação, da educação infantil e no ensino fundamental.
» Mapear demandas na educação especial para projetos que envolvam para oferta descentralizada do ensino e atendimento do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial SITESConstruir o Centro Municipal de Atendimento Especializado no CIC
» Ampliar a hora atividade para 33% da carga horária para os professores e educadores, estabelecendo um aumento do dimensionamento dos pedagogos nos CMEIs e escolas.
» Fortalecer e melhorar o processo pedagógico nas onze escolas que ofertam a segunda fase do ensino fundamental. Criar uma estrutura administrativa própria na secretaria municipal da educaçãopara atuação dedicada ao ensino do sexto ao nono ano.
» Valorizar os profissionais da educação com a análise e revisão dos Planos de Cargos e Salários.
» Reformulação no Plano de carreira dos educadores que atuam na educação infantil, com ampla discussão sobre jornada, formação, crescimento na carreira, licença para estudos e equiparação. Estender a aposentadoria especial dos professores aos educadores da educação infantil.
» Fortalecer a gestão democrática da educação garantindo a articulação com a sociedade civil e fortalecendo o conselho municipal de educação e dos conselhos escolares.
» Implementar centros integrados de educação, cultura, esporte, ciência e profissionalização voltados, principalmente, para crianças e jovens, em parceria com o governo federal, em processos de educação, formação e capacitação, com articulação de oportunidades concretas de inserção profissional.
» Estimular a expansão descentralizada e a criação de novas escolas técnicas, pós-médio e ensino superior para a incorporação da população de mais de 16 anos.
» Criar 7 mil vagas na Educação Infantil para crianças de 0-3 anos, antecipando em 4 anos a meta do Plano Nacional de Educação (50% das crianças dessa faixa etária matriculadas até 2016) Criar 8.000 vagas na Educação Infantil para crianças de 4-5 anos, cumprindo a meta do Plano Nacional de Educação (100% de matrículas dessa faixa etária matriculadas até 2016).
» Construir 5 novas Escolas Municipais nas Regionais: 1 em Santa Felicidade (São João); 2 no Bairro Novo (Ganchinho e Sitio Cercado); 1 no Tatuquara e 1 no Boa Vista (Barreirinha).
» Implantar 10 Centros Educacionais em tempo integral em regiões de alta vulnerabilidade social, com ações intersetoriais, nas áreas de saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, entre outras, nas Regionais.
» Aumentar o atendimento escolar em tempo integral, com a oferta de 5 mil novas vagas de contraturno.
» Antecipar para 2016 a meta de matricular 50% das crianças da Educação Básica em vagas de tempo integral (o prazo da meta nacional é 2020).
» Instalar o Centro Municipal de Atendimento Especializado para Transtornos de Conduta e Autismo junto à nova escola da Vila Torres.
» Construir 2 Centros Municipais de Atendimento Especializado no Cajuru e no Bairro Novo.
» Construir 2 Escolas Especiais, no Tatuquara e na CIC.
» Implantar o 2º terminal do Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (SITES), na Região Sul.
» Manter processo contínuo de formação do quadro da educação, aperfeiçoamento de seu Plano de Carreiras e melhoria de sua remuneração.
» Aperfeiçoar o Portal Cidade do Conhecimento.
» Internet wireless banda larga em todas as salas de aula. 20.000 netbooks para os alunos com software educacional. Um tablet para cada professor. Cursos a distância para os profissionais Tecnologia 3 D (conteúdos pedagógicos em 3D).
» Fomentar o uso das novas tecnologias para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes
» Reformar 20 unidades escolares. Manter, aperfeiçoando os procedimentos, a verba escolar descentralizada.
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» Ensino integral para 100% dos alunos da rede municipal. Atividades que envolvam educadores, familiares a "a engrenagem" que move a sociedade e os alunos. Não se aprende somente entre quatro paredes é preciso ligar as crianças com o mundo moderno, dinâmico. O que se aprende durante todo um ano letivo o mundo moderno se encarrega de mudar em apenas um dia.
» Tablet gratuito para todos os alunos e professores da rede municipal para que todos recebam e troquem conteúdos, matérias e também possam interagir com o universo e discutir temas que o educador possa depurar, encaminhar, formatar didaticamente.
» Criar a Universidade Municipal de Curitiba, que será online, nos moldes do ensino a distância, porém mais moderna no sentido de atualizar e formar educadores em matérias e métodos que estão dando certo em outras cidades do Brasil e do mundo.
» Informatizar todo o sistema de ensino para agilizar as questões administrativas e curriculares.
» Com a educação inteligente será possível ganhar tempo e dinamizar as escolas do mundo da revolução tecnológica. Os pais poderão acompanhar seus filhos nessa era moderna também online.
» Os livros de papel continuarão sendo lidos e manuseados pelos alunos, porém serão tratados como relíquias nas bibliotecas das escolas. Chega de um livro de cada matéria para cada aluno. O meio ambiente agradece. Pouco papel,lápis e canetas suficientes e o tablet para o aluno conhecer o mundo que lhe espera.
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» O compromisso do PSOL é em defesa da escola pública e da qualidade da educação em Curitiba passa pela luta por melhores condições de trabalho nas escolas, salário digno para os trabalhadores da educação e ampla participação da comunidade nos processos de decisão sobre questões administrativas e pedagógicas das escolas.
» Todos os investimentos em educação devem ter caráter público.
» Ampliar a oferta de Educação Infantil de qualidade e com profissionais habilitados, aumentando o número de vagas nas creches e escolas, com turnos e horários de atendimento estendidos, por meio da construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), sobretudo nas regiões com maior demanda de matriculas e abertura de turmas de educação infantil em todas as escolas municipais com autorização de funcionamento.
» Realização imediata do Censo da Educação Infantil para identificar a demanda real de crianças fora da escola, mapeada nas diferentes regiões da cidade.
» Realização imediata de concurso público para a educação infantil.
» Na política de formação continuada de professores, defende que dinheiro público deve financiar educação pública. Por isso, combate o uso de parcerias com o setor privado.
» A política de Educação Integral defendida prevê a criação e ampliação de unidades de educação integral em todas as regionais do município, com ampla consulta e participação dos conselhos escolares e APMFs nos processos de decisão sobre questões administrativas e pedagógicas das escolas. A oferta de equipamentos de educação integral pressupõe a intersetorialidade de ações e destinação orçamentária nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer.
» A política de inclusão escolar para pessoas com necessidades educacionais é uma pauta estruturante do programa de educação da Frente de Esquerda. Dela dependerá que as crianças e jovens surdos, com deficiências e outras necessidades educacionais sejam respeitados em suas necessidades diferenciadas no processo de escolarização, com acessibilidade física plena nos ambientes escolares e seu entorno, garantia de recursos de tecnologia nas escolas e professores capacitados e especializados para atender à diversidade presente na escola, em período integral.
» Propõe educação especial integral, por meio da ampliação de apoios e serviços especializados, preferencialmente ofertados no contraturno da escola municipal de matrícula dos estudantes.Para os estudantes surdos, especificamente propõe a oficialização da Língua Brasileira de Sinais Libras, em Curitiba, permitindo a regulamentação da atuação do profissional intérprete e sua disponibilização nos equipamentos municipais que fazem atendimento ao público. Além disso, propõe a criação de escolas municipais bilíngues para surdos, nas quais a língua de interação e instrução seja a Libras.
» "Desprivatização" do Sistema Integrado de Transporte Especial (Sites), criando e ampliando a frota pública de ônibus para universalização do atendimento a todos os estudantes das escolas especializadas. Além disso, descentralização dos terminais específicos para o Sites, Imediata aplicação da Lei do Piso, n. 11.738/08, que estabelece 1/3 da jornada de trabalho para hora-atividade.Plano de Carreira para todos os trabalhadores da educação.
» Ampliar o investimento em educação de 25% para 30% dos recursos provenientes dos impostos de Curitiba.
» Número máximo de alunos por turma e por professor, na educação infantil e anos iniciais, considerando as necessidades de cada faixa etária.
» Redução do número de vagas nas turmas onde houver alunos em processo de inclusão matriculados.
» Eleição direta de diretores para todas as instituições de ensino públicas e dos profissionais da educação que integrarão as equipes técnico-pedagógicas dos núcleos regionais de educação.
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» Uma escola que ensine e não a ignorância continuada. » Uma escola que verdadeiramente ensine e para mudar esta realidade propomos o fim da aprovação continuada.
» A prefeitura tem que garantir que as escolas tenham todos os pro-fessores necessários e com salários dignos. Com professores ga-rantidos de autonomia e autoridade. Com uma efetiva aplicação político-pedagógica da proposta para a turma e o alcance de resultados satisfatórios. Com alunos recebendo as teorias disciplinares e as exercitando incessantemente até a sua compreensão, em sala, com o apoio do mestre.
» Alunos com deveres de casa, exercitando a matéria dada na aula. Estimulados a integrarem esta atividade com os pais ou responsáveis. Professores cobrando a reali¬zação dos exercícios dados na aula anterior, avaliando-os e corrigindo-os coletivamente para a satisfação das dúvidas residuais, com autoridade e autonomia para tal.
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» Salas de aula com menos alunos por turma; possibilitando assim uma atenção ao desenvolvimento da aprendizagem dos educandos.
» Condições dignas de trabalho aos profissionais da educação; sem ter que enfrentar cotidianamente salas superlotadas.
» Centros de educação para a juventude dos bairros populares, com atividades de contraturno, incluindo, lazer e cultura; Implementação imediata da Lei do Piso e hora atividade de 33,33%, rumando para os 50%.
» Erradicação do analfabetismo na cidade através da ampliação do programa de Educação de Jovens e Adultos.
» Contra a terceirização da merenda escolar, pela abertura de concurso público para contratação de funcionários de escola que possam cumprir sua missão de educadores na funções de a) Merenda Escolar; b) Biblioteca; c) Meio Ambiente; d) Laboratórios e demais funções de responsabilidade de educadores que não atuam diretamente nas salas de aula.
» Investimento de R$ 150 milhões para construção de creches nos bairros da periferia e acabar com o déficit de 23 mil vagas na cidade.
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