• Carregando...

Jornalistas da Gazeta do Povo acompanham todos os detalhes da disputa eleitoral no estado

Fim da cobertura

Termina aqui a cobertura em tempo real das eleições 2014. Agradecemos a todos que prestigiaram o nosso trabalho. A cobertura de todos os detalhes do pleito você confere nas edições impressa e digitais da Gazeta do Povo. Até a próxima! Boa noite.

Disputa para presidente

Soma dos votos para Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) é menor que o total de brancos e nulos. Leia a matéria completa.

Arranjos ao 2º turno

Marina aponta para possível apoio a Aécio Neves no 2º turno. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1504102&tit=Marina-sinaliza-apoio-a-Aecio-no-2-turno-e-fala-em-%27mudanca-qualificada%27 Candidata terceira colocada nas eleições presidenciais fala em 'mudança qualificada'.]

Governo do PR

O governador Beto Richa (PSDB) se reelegeu com 8,6% mais votos do que em 2010, o que equivale a 261,5 mil votos. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1504126&tit=Richa-se-reelege-com-86%-mais-votos-do-que-em-2010 Veja o que ele disse sobre o resultado e os seus planos para o próximo mandato.]

"Problemas pontuais"

O presidente do TSE, Dias Toffoli, fez um balanço positivo das eleições e avaliou que os problemas com as urnas eletrônicas foram pontuais. Veja a matéria completa

Em Minas

Em Minas Gerais, na terra do tucano Aécio Neves, Fernando Pimentel (PT) levou o governo do estado já no primeiro turno, Ele bateu Pimenta da Veiga (PSDB).

Luciana Genro

A candidata do Psol, Luciana Genro, disse ter ficado feliz com a votação obtida e adiantou que estuda apoiar Dilma Rousseff no segundo turno. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1504097&tit=Luciana-Genro-diz-ter-ficado-%27feliz%27-com-votacao-e-estuda-apoio-a-Dilma Leia]

Requião no Facebook

Segundo colocado na corrida pelo Palácio das Araucárias, Roberto Requião (PMDB) usou o Facebook para agradecer o 1,6 milhão de votos recebidos. Veja

Marina

O coordenador de campanha de Marina Silva, Walter Feldman, atribuiu a derrota da candidata à volatilidade dos votos. Veja a análise

Na Assembleia

A votação expressiva de Ratinho Jr ajudou o PSC a eleger nove deputados na Assembleia Legislativa. Leia

Fraca oposição

Para analistas ouvidos pela Gazeta do Povo, o governador Beto Richa (PSDB) se reelegeu graças à fragilidade de seus adversários. Leia a matéria completa

Aécio

Aécio Neves (PSDB) comemorou a ida ao segundo turno e menciona "sentimento de mudança". Leia

O mais votado

Ratinho Jr foi o deputado estadual mais votado no Paraná. O candidato do PSC abocanhou mais de 300 mil votos. Veja
Angieli Maros
Angieli MarosRepórter da Gazeta do Povo

Cidades

Nos municípios de São José dos Pinhais, Colombo e Paranaguá, Beto Richa ganhou com, respectivamente, 51,28%, 44,11% e 45,91%.
Angieli Maros
Angieli MarosRepórter da Gazeta do Povo

Cidades

Em Foz, a petista levou 22,01% da preferência, enquanto o candidato do PMDB conquistou 12,67% dos votos. Na cidade, Richa teve 61,92% dos votos válidos, de acordo com o TSE. Já em Cascavel, Gleisi ficou com 18,55% dos votos, enquanto Requião teve 16,53%. Richa foi eleito com 62,94% da preferência. Confira o resultado completo das eleições no PR

Dilma

Em Brasília, Dilma Rousseff (PT) agradece aos eleitores, aos partidários e apoiadores e ao ex-presidente Luta. "A luta continua", disse.
Angieli Maros
Angieli MarosRepórter da Gazeta do Povo

Cidades

Entre as dez cidades mais populosas do Paraná, apenas em duas o cenário eleitoral foi diferenciado. Em Foz do Iguaçu e Cascavel, Gleisi foi a segunda mais bem colocada, à frente de Requião.
Angieli Maros
Angieli MarosRepórter da Gazeta do Povo

Cidades

Em Ponta Grossa, o cenário foi semelhante ao de Curitiba, com Richa em primeiro lugar (59,3%), Requião em segundo (20,89%), e Gleisi em terceiro (18,03%).

Brancos e nulos

Na disputa ao governo do Paraná, tivemos mais de 302 mil votos nulos e mais de 303 mil brancos. Juntos, eles representam 9,3% do total de votos.

Deputado Federal

Também já estão definidos os 30 deputados federais que vão representar o Paraná em Brasília. Veja
Angieli Maros
Angieli MarosRepórter da Gazeta do Povo

Governo do PR

Entre os demais candidatos a chefe do executivo estadual, Ogier Buchi, do PRP, aparece em 4º lugar, com (2,43%), seguido de Bernardo Piloto (1,7%), Tulio Bandeira (0,35%), Geonisio Marinho (0,32%) e Rodrigo Tomazini (0,18%).Confira o resultado completo das eleições no PR

Delitos

Em todo o Paraná, a Polícia Militar deteve 40 pessoas por crimes ou delitos eleitorais. Também foram registrados 94 termos circunstanciados.
Angieli Maros
Angieli MarosRepórter da Gazeta do Povo

Governo do PR

A candidata do PT, Gleisi Hoffmann, conseguiu 11,65% dos votos em Curitiba e 14,87% na contagem de todo o estado.
Angieli Maros
Angieli MarosRepórter da Gazeta do Povo

Governo do PR

Roberto Requião (PMDB) foi o segundo mais bem votado na capital. Ele obteve 30,69% dos votos válidos.
Angieli Maros
Angieli MarosRepórter da Gazeta do Povo

Governo do PR

Reeleito ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB) foi o candidato mais votado para o cargo em Curitiba. Com 100% dos votos apurados na capital, o balanço do Tribunal Superior Eleitoral aponta 52,7% dos votos válidos para o tucano.

Ratinho Junior

"Fator Ratinho" fez com que bancada da coligação do PSC passasse de 2 para 12 parlamentares. Leia mais.

Números finais

Está encerrada a apuração das urnas no Paraná. Reeleito governador, Beto Richa ficou com 55,67% dos votos válidos, o que equivale a 3,3 milhões de votos. Na segunda posição, Requião somou mais de 1,6 milhões de votos, à frente de Gleisi, escolhida por cerca de 881 mil eleitores. Veja mais detalhes.

Continuidade

O resultado da eleição ainda está por ser decidido, mas a prévia dos resultados mostra que o eleitor quer que as coisas continuem como estão. Leia mais.
Angieli Maros
Angieli MarosRepórter da Gazeta do Povo

Governo do PR

Reeleito ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB) foi o candidato mais votado para o cargo em Curitiba. Com 100% dos votos apurados na capital, o balanço do Tribunal Superior Eleitoral aponta 52,7% dos votos válidos para o tucano

Governador

Reeleito governador, Beto Richa (PSDB) não sabe se continua licenciado para fazer campanha para Aécio Neves no segundo turno. Leia mais.

Minas Gerais

Fernando Pimentel leva o PT ao poder pela primeira vez em Minas Gerais. Leia mais.

São Paulo

Russomano, Tiririca e o pastor Marco Feliciano foram, até agora, os mais votados para deputado federal em São Paulo. Confira.

São Paulo

[https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1504042&tit=Sem-Senado-Suplicy-fala-em-dar-aula-e-cantar;-movimentos-sociais-lamentam Eduardo Suplicy tem planos de dar aulas] e fala em cantar "a sério" após perder vaga no senado para José Serra. Ele estava há 24 anos no cargo.

Vídeo

Chefe de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná comenta sobre as urnas que falharam. Confira.

Assembleia Legislativa

Dois candidatos a Deputado Estadual do Paraná encerram a apuração com mais de 100 mil votos cada. Ratinho Junior, que disputou a Prefeitura de Curitiba em 2012, recebeu mais de 300 mil votos para deputado, enquanto o segundo colocado, Alexandre Curi, garantiu sua permanência na Assembleia ultrapassando 114 mil votos. Confira a apuração completa para Deputado estadual.

É cedo

Coordenador da campanha de Richa, Eduardo Sciarra, nega que já tenha garantido cargo no segundo governo do tucano. " Ainda é cedo."

Por Aécio

O coordenador da campanha de Beto Richa, Eduardo Sciarra, diz que o foco agora é atuar na campanha de Aécio Neves no segundo turno.

Aécio lidera no Paraná

Aécio Neves (PSDB) lidera a corrida pela presidência na apuração do Paraná, com 49,81% dos votos válidos, seguido por Dilma Rousseff (PT), com 32,52% dos votos válidos no estado; e Marina Silva (PSB), com 14,2%. Acompanhe em tempo real.

Presidência

A atual presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), tem 40,36% dos votos válidos e está na frente, até agora, na disputa ao Palácio do Planalto. Aécio Neves (PSDB) está em segundo lugar, com 35,23% dos votos e Marina Silva (PSB) aparece em terceiro, com 20,79% das votos. Foram apuradas, até as 19h09, 74,89% das urnas.

Boca de urna

Segundo a pesquisa de boca de urna do Ibope, depois da terceira colocada Marina Silva (PSB), aparecem Luciana Genro (PSOL), com 2%, Pastor Everaldo (PSC) com 1%, e os demais candidatos, que juntos somam 1%.

Boca de urna

Acaba de ser divulgada a pesquisa de boca de urna do Ibope para a presiência. Dilma Rousseff (PT) lidera com 44% dos votos válidos, seguida por Aécio Neves (PSDB), com 30%, e Marina Silva (PSB), com 22%.

Deputado Federal

Na disputa por uma vaga na Câmara Federal, a novata Christiane Yared (PTN) lidera com mais de 196 mil votos (3,5% do total). Em seguida, vêm Alex Canziani (PTB), João Arruda (PMDB), Valdir Rossoni (PSDB) e Takayama (PSC). Mais de 97,8% das urnas foram apuradas.

Deputado Estadual

Atrás de Ratinho Júnior (PSC), aparecem como mais votados os candidatos Alexandre Curi (PMDB), Tiago Amaral (PSB), Artagão Júnior (PMDB) e Gilberto Ribeiro (PSB). Estamos com 97,86% das urnas apuradas.

Álvaro senador

Com 97,86% das urnas apuradas, Álvaro Dias (PSDB) está eleito senador pela Paraná. O tucano somou mais de 4 milhões de votos, o que equivale a 77% do total.

Deputado Estadual

Ratinho Júnior (PSC) continua como o candidato a deputado estadual mais votado até agora. Ele soma mais de 294,8 mil dos votos, o que equivale a 5,23% do total.

Governo do Estado

Já são 98% das urnas apuradas no estado. Depois de Gleisi, que fica com o terceiro lugar, aparecem nesta ordem Ogier Buchi (PRP), Bernardo Pilotto (PSOL), Tulio Bandeira (PTC), Geonisio Marinho (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSTU), somando 1,9% dos votos válidos.

Richa reeleito

Com 97,1% das urnas apuradas no Paraná, Beto Richa é reeleito Governador do Estado, somando 55,85% dos votos válidos. Roberto Requião (PMDB) aparece em segundo lugar, com 27,45% dos votos válidos e Gleisi Hoffmann (PT) em terceiro, com 14,8%.

Torcida

Explosão dos militantes tucanos no TRE com o resultado que mostra Richa com 55% dos votos válidos

Apuração

Informamos que o sistema de transmissão de dados da apuração de votos apresentou problemas, por isso há um atraso na atualização. O TRE-PR ainda não explicou a causa da falha. A equipe da Gazeta do Povo está acompanhando e trará novas informações em breve.

Senador

Com 97,8% das urnas apuradas, Álvaro Dias (PSDB) está eleito senador, com 77,04% dos votos. O candidato tucano teve, até aqui, mais de 4 milhões dos votos válidos.

Deputado Federal

Na disputa pela Câmara Federal, Christiane Yared (PTN) permanece como a mais votada. Em seguida, aparecem Dilceu Sperafico (PP); Hermes Frangão (PMDB). Alex Canziani (PTB); e Luciano Ducci (PSB). Acompanhe a apuração em tempo real.

Governador

Com 32,71% das urnas apuradas, Beto Richa segue com grandes chances de vitória já no primeiro turno, com 56,59% dos votos válidos. Em seguida, aparecem Roberto Requião (PMDB), com 26,8%, e Gleisi Hoffmann (PT), com 14,3%. Acompanhe a apuração em tempo real.

Deputado Estadual

Com 32,71% das urnas apuradas, os cinco candidatos mais votados a deputado estadual são: Ratinho Júnior (PSC); Schiavinato (PP); Alexandre Curi (PMDB); Ney Leprevost (PSD); e Tiago Amaral (PSB)

Enchendo

Praticamente vazio antes das 17h, o TRE começa a ficar lotado à medida que avança a apuração.

Deputado Estadual

Com 32,71% das urnas apuradas no estado, Ratinho Junior (PSC) lidera a corrida pela Assembleia Legislativa com mais de 97 mil votos.

Presidência

A apuração para o cargo de Presidente da República tem início às 19 horas (horário de Brasília), após o encerramento da votação no Acre, por conta da diferença de fuso-horário.

Presidência

A apuração para o cargo de Presidente da República tem início às 19 horas (horário de Brasília), após o encerramento da votação no Acre, por conta da diferença de fuso-horário.

PT na Alep

Líder do PT na Assembleia Legislativa, o petista Tadeu Veneri disse esperar que o partido faça até 5 cadeiras na Casa.

Senado

Na corrida pelo Senado, até agora o candidato Álvaro Dias (PSDB) aparece na liderança, com 63% dos votos, seguido por Ricardo Gomyde (PC do B), com 9%; e Marcelo Almeida (PMDB), com 7%. Já foram apuradas 8,02% das urnas do estado.

Biometria

O presidente do TRE-PR, Edson Vidal Pinto, confirmou que foram registrados problemas técnicos com o sistema de biometria. "Houve problema de calibragem", disse. Segundo Vidal, no entanto, nenhum eleitor ficou sem votar devido a erros com a biometria.

Atraso

Por conta da demora da leitura biométrica, algumas zonas eleitorais do Paraná tiveram atraso no fechamento. Eleitores que se encontravam na fila às 17 horas receberam senhas para garantir seu direito à votação.

Candidato presente

O candidato ao Senado pelo PMDB, Marcelo Almeida, acompanha a apuração dos votos no TRE. "Sabia do desafio que eu tinha. Minha grande vitória foi trazer o PMDB para a disputa ao governo."

Boca de urna

No Paraná, segundo pesquisa de boca de urna do Ibope, o candidato Beto Richa (PSDB) aparece em primeiro lugar, com 55% dos votos; o candidato do PMDB Roberto Requião aparece em segundo lugar, com 27%; seguido da candidata Gleisi Hoffmann (PT), com 14%. Juntos, os demais candidatos têm 4% dos votos válidos. A margem de erro é de dois pontos percentuais acima ou abaixo.

Presidência

REUTERS/Washington Alves; EFE/Neco Varella e REUTERS/Sergio Moraes
REUTERS/Washington Alves; EFE/Neco Varella e REUTERS/Sergio Moraes
Dilma, Marina e Aécio foram às urnas logo cedo e se dizem otimistas para a apuração. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1503896&tit=Dilma-nao-prefere-adversario;-Aecio-e-Marina-se-dizem-confiantes Veja como foi]

Votação

Eleitoras de Curitiba não puderam votar porque alguém já havia votado em seus nomes. Confira.

Tranquilidade

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a menos de uma hora do final da votação, houve 19 urnas substituídas nas cinco zonas eleitorais e oito pessoas encaminhadas ao Tribunal do Júri, sendo duas presas em flagrante por crimes eleitorais e corrupção de menor. Segundo o delegado da Polícia Federal, Paulo Melo, a eleição foi tranquila em Ponta Grossa.

Maringá

Guilherme Aranega
Guilherme Aranega
Biometria gera demora na votação e causa transtornos em Maringá. Confira.

Candidatos vão às urnas

Daniel Castellano, Brunno Covello e Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Daniel Castellano, Brunno Covello e Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Os oito candidatos ao governo do Paraná votaram hoje pela manhã. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1503880&tit=Candidatos-ao-governo-do-Parana-ja-votaram;-veja-como-foi Veja como foi].
Jéssica Carvalho
Jéssica Carvalhorepórter da Gazeta do Povo

Facebook engajado

Viu o botão acima no Facebook e achou estranho? Explico: em 2010, um botão semelhante foi disponibilizado durante as eleições legislativas dos EUA. A intenção era incentivar o voto. Parece que não faz sentido, mas estudos comprovaram que 340 mil pessoas que não teriam votado naquelas eleições acabaram votando após verem que seus amigos eram eleitores pelo Facebook. Então a rede social resolveu disponibilizar o botão para eleitores de outros países, e agora ele chegou ao Brasil. Não tem muito segredo, você clica em "eu votei" e a informação passa a figurar nas timelines dos seus contatos da seguinte maneira: "Jéssica Carvalho votou nas eleições 2014" (usando eu mesma como exemplo).

Recorde

O número de pessoas que passaram pelo posto da Rodoviária para justificar o voto já é recorde em relação à eleição passada: até agora, 752 eleitores justificaram o voto no local. De acordo com os mesários, na eleição anterior foram 700 eleitores durante todo o dia. O número de justificativas deve chegar a 1.100 até às 17horas.

Biometria

Gilberto Abelha/JL
Gilberto Abelha/JL
Paranaenses reclamam do sistema de identificação por biometria, que em muitos casos deixou a votação mais lenta. Em Londrina, a espera chega a 1h30.Confira.

Redes sociais

Brasileiros burlam leis eleitorais e fazem selfies nas urnas. De acordo com a Justiça Eleitoral, é proibido tirar fotos dentro da cabine de votação.

Rodoviária

Muitos eleitores escolheram o posto da rodoviária de Curitiba para justificar o voto. Há filas mas o processo segundo os eleitores é rápido: a espera demora no máximo 15 minutos. A maioria dos eleitores que aguardam na fila sabem que podem justificar em qualquer local, mas escolheram a rodoviária pela proximidade e por ser local exclusivo para realizar a justificativa.

Descubra seu posicionamento político

Faça o teste de Nolan, descubra qual é seu posicionamento político e compare com o de cada candidato, ainda dá tempo.

Votação

Em Ponta Grossa, o prefeito Marcelo Rangel (PPS), já votou no Colégio Sagrada Família e não enfrentou filas.

Propaganda fora de hora

Em Foz do Iguaçu, a Polícia Militar e a Guarda Municipal registraram três situações de boca de urna, uma delas em frente ao Colégio Tancredo Neves, no bairro Morumbi. Quem é flagrado fazendo boca de urna é encaminhado ao Fórum, onde é feito um Termo Circunstanciado, e liberado apenas após o término da votação.

Candibook

Acesse o Candibook e confira o perfil dos candidatos ao governo do estado, ao Senado, à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Você também pode imprimir a cola para marcar os números de seus candidatos.Acesse o Candibook.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Justificativa

Quem está fora do domicílio eleitoral pode justificar o voto em qualquer seção da cidade em que está. Em Curitiba, há longas filas na Rodoferroviária, onde o TRE-PR montou um ponto para justificativa. No entanto, o eleitor pode escolher qualquer local de votação.

Crime eleitoral

Onze pessoas já foram presas em flagrante no Paraná por fazer boca de urna. Confira.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Na calçada

Muitos eleitores deixaram os carros estacionados em locais irregulares na hora de votar. Na Rua Alferes Ângelo Sampaio, no Bigorrilho, muitas pessoas deixaram os carros na calçada para votar no colégio Positivo. O registro foi feito pela jornalista Elisa Lopes.

#japragazeta

Mostre o clima da votação em sua cidade. Compartilhe suas fotos com a hashtag #japragazeta no Twitter e Instagram.

Paciência

Apesar do tempo médio de 10 minutos para votar, eleitores estão precisando de um pouco mais de paciência em algumas seções de Londrina. No Colégio Estadual Padre Wistremundo Garcia, na zona Norte da cidade, há relatos de esperas que já vêm durando uma hora e meia.
Jéssica Carvalho
Jéssica Carvalhorepórter da Gazeta do Povo

Pouca espera e muita poluição

No Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro, no Sítio Cercado, formam-se filas, mas o tempo de espera é baixo: menos de 10 minutos. A poluição em frente ao local, no entanto, é grande.

Cidadania à distância

A votação para brasileiros no exterior já foi encerrada em 15 países, como Nova Zelândia, Austrália, Rússia, China, Japão e outros. Os resultados serão divulgados até as 19h do hroário de Brasília. Saiba mais sobre a votação no exterior

Saiba onde justificar

Quem está fora do seu domicílio eleitoral e não se cadastrou para o voto em trânsito deve justificar a ausência. Saiba onde justificar seu voto.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Presidência

REUTERS/Washington Alves; EFE/Neco Varella e REUTERS/Sergio Moraes
REUTERS/Washington Alves; EFE/Neco Varella e REUTERS/Sergio Moraes
Dilma, Marina e Aécio acordaram cedo e votaram hoje pela manhã. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1503896&tit=Dilma-nao-prefere-adversario;-Aecio-e-Marina-se-dizem-confiantes Veja como foi]
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Senado (Paraná)

Também votaram nesta manhã os principais candidatos ao Senado pelo Paraná. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1503886&tit=Candidatos-ao-Senado-pelo-Parana-ja-votaram;-veja-como-foi Veja como foi].
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Governo do Paraná

Daniel Castellano, Brunno Covello e Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Daniel Castellano, Brunno Covello e Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Os oito candidatos ao governo do Paraná votaram nesta manhã. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1503880&tit=Candidatos-ao-governo-do-Parana-ja-votaram;-veja-como-foi Veja como foi].

Erro na digital

A eleitora Ana Elvira Casagrande Calachi não conseguiu votar no Colégio Estadual do Paraná. Ela tentou passar a digital oito vezes. Como só estava com o titulo de eleitor, teve que voltar para casa para pegar um documento com foto. Na segunda tentiva, conseguiu realizar o voto. De acordo com o secretátio de prédio do colégio, Joel Macedo, o caso de Ana foi o único registrado até agora. Na foto, ela está acompanhada de seu marido, Adilson Calachi.

Sem filas

Votação tranquila no Colégio Estadual do Paraná, um dos maiores colégios eleitorais de Curitiba. Não há filas e o tempo de espera é de sete minutos.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Sem acessibilidade

Uma eleitora, que é cadeirante, teve dificuldades para entrar na sua seção, no Colégio Amâncio Moro, no Jardim Social. Não havia rampa de acesso no colégio e ela precisou ser levada pelo gramado. Na entrada da sala de aula, mais um degrau atrapalhava. Um dos mesários ajudou a posicionar a mesa, para que a eleitora pudesse registrar seus votos na urna eletrônica. Na saída, pessoas que estavam no local votando ajudaram a mulher a sair do colégio. O registro foi feito pelo repórter fotográfico Brunno Covello.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Deputados

Entre os deputados -- federais e estaduais --, nem sempre os mais votados são eleitos. Ao contrário dos cargos majoritários, quando o eleito é o mais votado, no caso dos parlamentares, a vitória depende do cálculo do quociente eleitoral e partidário. Entenda como funciona.

Limpeza

O despejo de santinhos nas proximidades dos colégios eleitorais vai demandar aumento da equipe de limpeza da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), de Londrina. Amanhã, segundo a assessoria, 40 servidores que atuam na área mais 16 agentes extras devem fazer o recolhimento dos papéis. Por enquanto, uma equipe reduzida atua na varredura das ruas conforme as notificações da fiscalização eleitoral. (Foto de Gilberto Abelha)

Local de votação

Em Londrina, parte dos eleitores, ao passar pelo recadastramento biométrico, teve o local de votação alterado. No Colégio Estadual Vicente Rijo, na Avenida Higienópolis, eleitores estavam confusos e ainda buscavam informações sobre a seção a que deveriam comparecer. É importante consultar antes da votação os locais, a fim de evitar problemas. Isso pode ser feito pela página Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no www.justicaeleitoral.jus.br.

Balanço

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, 11 urnas foram substituídas e oito pessoas foram encaminhadas ao Tribunal do Juri, em três ocorrências distintas, por denúncia de crime eleitoral. Um dos encaminhados é candidato a deputado estadual pelo PV, acusado de panfletagem, mas ele ainda será ouvido em juízo.

Crimes eleitorais

Onze pessoas foram presas no Paraná até as 11 horas deste domingo. De acordo com a Polícia Militar, as prisões ocorreram em vários municípios da Grande Curitiba: em Agudos do Sul, um delegado de partido foi detido por praticar boca de urna; o mesmo crime ocorreu também em Fazenda Rio Grande e em São José dois Pinhais, onde duas pessoas foram presas. Em Umuarama, no Noroeste do estado, um casal acabou detido por boca de urna. O mesmo aconteceu em Arapongas, um homem foi preso. Uma pessoa foi detida por compra de votos em Curiúva, no Norte pioneiro. Em Florestópolis, duas pessoas foram flagradas praticando panfletagem irregularmente. Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, um homem foi preso por crime de boca de urna.

Recolhendo a sujeira

Em Maringá, em cinco horas, 50 sacos de lixo com santinhos foram recolhidos por equipes da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos (Semusp), nos 46 locais de votação.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Filas nas seções

No Colégio Santa Cândida, em Curitiba, muitas seções enfrentam longas filas para a votação. O registro é do fotógrafo Daniel Castellano.

Brasileiros votam no Paraguai

Imigrantes brasileiros fazem fila para votar para presidente no Consulado de Ciudad del Este, fronteira com Foz do Iguaçu. Um total de 3.200 eleitores se cadastrou para votar, cerca de 35% a mais em relação a última eleição, segundo o vice-cônsul Francisco Cavalcanti.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Crimes eleitorais

Um balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que quatro candidatos e 25 eleitores foram presos por crimes eleitorais. Não foram divulgados os nomes dos envolvidos em delitos, somente o estado em que disputam o pleito. Entre os candidatos, três são do Rio de Janeiro e um da Paraíba. Dois deles foram detidos por compra de votos, um por divulgação irregular de propaganda.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Quem merece seu voto?

Quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher o candidato? Para ajudar na decisão, os repórteres André Gonçalves e Rosana Félix elaboraram um check-list para ajudar na decisão.
Jéssica Carvalho
Jéssica Carvalhorepórter da Gazeta do Povo

Beto será avô

Em sua conta do Twitter, Beto Richa anunciou: "Hoje é dia muito feliz, além das eleições, acabo de saber que serei avô!"

Mais santinhos

Panfletos jogados no portão do colégio Domingos Zanlorenzi, na CIC.
Jéssica Carvalho
Jéssica Carvalhorepórter da Gazeta do Povo

#selfienaurna

Os internautas falam em fazer selfie na urna, mas é proibido. De acordo com a legislação, você pode pegar até dois anos de prisão e pagar multa de cerca de R$ 16 mil.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Presidência

Beto Richa afirmou que acredita que o resultado das eleições presidenciais será decidido no segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

Eleitores no exterior

Brasileiros que residem no exterior podem votar em 135 cidades de 89 países - 916 urnas foram distribuídas. O eleitorado brasileiro no exterior não é tão pequeno: 354 mil pessoas podem votar. O número de brasileiros aptos a votar no exterior cresceu 76,75% de 2010 para cá.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Saiba onde justificar

Quem está fora do seu domicílio eleitoral e não se cadastrou para o voto em trânsito deve justificar a ausência. Saiba onde justificar seu voto.

Urnas com problema

Em todo o estado, 137 urnas já apresentaram problemas em seu funcionamento nesta eleição. Cento e trinta e seis precisaram ser substituídas, enquanto uma teve apenas a bateria trocada, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A maior parte dos problemas ocorreu em Paranaguá, com 18 urnas. Entre os municípios que mais registraram falhas nos equipamentos estão Curitiba (15), São José dos Pinhais (13), Colombo (11), Londrina (7), Ponta Grossa (4), Foz do Iguaçu (4), Cascavel (3) e Maringá (2). A situação já foi normalizada. Na imagem feita por Gilberto Abelha, urna é retirada de colégio eleitoral em Londrina.

Demora

No colégio Marista, em Maringá, uma das salas está sendo usada para atender três seções. Por conta da junção, o tempo de espera na fila tem chegado a 1h30, de acordo com os mesários (Foto: leitor Guilherme Aranega).
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Marina Silva

A candidata Marina Silva, do PSB, votou em Rio Branco, no Acre, nesta manhã. O Acre está duas horas atrás do horário de Brasília, devido ao fuso, portanto a candidata votou às 8h40 no horário local. A expectativa é de que Marina vá para São Paulo, onde acompanhará a apuração e concederá uma entrevista coletiva. O registro é da Reuters.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Voto

Beto Richa ( PSDB) acaba de registrar seu voto no Colégio Estadual Amâncio Moro, em Curitiba.

Flagrante

Conforme constatou a reportagem, um grupo de meia dúzia de pessoas está praticando crime de boca de urna, entregando aos eleitores santinhos de candidatos na frente do Colégio Domingo Zanlorenzi, na CIC, em Curitiba. Segundo testemunhas, um policial já tentou dispersar o grupo, mas ele foi enfrentado pelos criminosos. Apesar das denúncias feitas pelo repórter e pelos eleitores à PM, o crime neste momento ainda está em andamento.

Confiante

O candidato Tulio Bandeira (PTC), que disputa o governo do estado, acabou de votar no Colégio Estadual Humberto de Campos, em Santo Antônio do Sudoeste. Ele relatou que recebeu mensagens de apoio de diversos eleitores. "Acho que vamos surpreender nas eleições. Estaremos no segundo turno."
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Trending topics

No Twitter, entre os trending topics do Brasil estão as menções aos três principais candidatos à Presidência da República. #BrasilMarina40, #Dilma13PraVencer e #Aecio45Confirma estão no topo da lista.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Fila

Beto Richa aguarda na fila de sua seção eleitoral para votar

Santinhos, santinhos, santinhos

A sujeira da campanha também se acumula nas calçadas de Sarandi. O registro é de Walter Fernandes.

Votos

O candidato Tulio Bandeira (PTC) acaba de chegar ao Colégio Estadual Humberto de Campos, em Santo Antônio do Sudoeste, local onde vota. Ele está acompanhado da esposa e da filha.
Jéssica Carvalho
Jéssica Carvalhorepórter da Gazeta do Povo

Londres

Marcelo Heuer registrou as eleições na Embaixada do Brasil em Londres e comentou que tem muita fila, "como em todo serviço brasileiro".
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Sonequinha

Beto Richa (PSDB) disse estar tranquilo para a apuração dos votos. Ele disse que vai acompanhar a apuração de casa e que deve tirar um cochilo durante a tarde.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Assédio

Muitos eleitores podem para tirar fotos com Beto Richa no Colégio Estadual Amâncio Moro, em Curitiba. Uma criança chegou a pedir um autógrafo para o candidato.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Segundo Turno?

Os senadores e candidatos ao governo do Paraná, Roberto Requião e Gleisi Hoffmann adotaram o mesmo discurso neste domingo. Ao votar, os dois disseram que acreditam no segundo turno.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Beto Richa

O candidato à reeleição, Beto Richa, chegou para votar acompanhado da esposa, Fernanda Richa. Ele afirmou que a expectativa é que a decisão saia ainda no primeiro turno.

Voto aos 85 anos

No Colégio Sion encontramos a senhora Zylah Miranda, que tem 85 anos e ainda opta PPR votar. "É um direito que eu tenho, tenho que aproveitar", disse ela.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Candidatos também votam

Os candidatos também vão às urnas neste domingo. Confira [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1503874&tit=Candidatos-deixam-seu-voto-registrado-nas-urnas;-veja-fotos aqueles que já votaram.]

Eleitores no exterior

Brasileiros que residem no exterior podem votar em 135 cidades de 89 países - 916 urnas foram distribuídas. O eleitorado brasileiro no exterior não é tão pequeno: 354 mil pessoas podem votar. O número de brasileiros aptos a votar no exterior cresceu 76,75% de 2010 para cá.

Brasileiros também votam no exterior

Segundo o TSE, até agora 15 países já encerraram as votações para presidente da República. O primeiro foi a Nova Zelândia, onde os eleitores brasileiros começaram a votar às 8 horas, correspondente às 17 horas de ontem em Brasília. As votações já foram encerradas também na Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia, China, Taiwan, Índia, Emirados Árabes e Rússia.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Rosane Ferreira

A candidata a vice na chapa de Roberto Requião, a deputada Rosane Ferreira, do PV, votou nesta manhã em Araucária, na região metropolitana, acompanhada do marido. O registro foi feito por sua equipe.

Gomyde

Agora é a vez do candidato ao senado Ricardo Gomyde votar, no Colégio Nossa Senhora de Dion, no Batel. Gleisi, Stica e a esposa do candidato vieram acompanhá-lo.

segurança pública

A Secretária de Segurança montou um Comitê Integrado formado por Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Científica e Corpo de bombeiros para monitorar o pleito eleitoral em todo o estado do Paraná. O centro recebe informações dos municípios e compartilha com outros orgãos. Câmeras monitoram a sede do TRE e vias públicas em Curitiba e Foz do Iguaçu.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Vice

A candidata a vice na chapa de Beto Richa, Cida Borghetti, já chegou no Colégio Estadual Amâncio Moro, em Curitiba, para acompanhar o candidato à reeleição. Ela já votou em Maringá no início desta manhã.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Virada não surpreende

O candidato à presidência da República, Aécio Neves (PSDB), disse que a sua virada nas pesquisas de intenção de voto sobre Marina Silva (PSB), que agora aparece em terceiro lugar, não foi surpresa. "É uma coisa que vejo com naturalidade. Não foi algo surpreendente". O candidato à presidência pelo PSDB está em Belo Horizonte, onde deve votar ainda nesta manhã. Aécio acompanhou o ex-governador Antonio Anastasia e o candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Senadores votando

Já em Londrina, Alvaro Dias votou e elogiou o sistema de biometria, que considerou seguro.

Paulo Bernardo

Gleisi, Paulo Bernardo e Gomyde seguiram até o Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, a apenas algumas quadras da Sociedade Água Verde, onde o ministro vota.
Votação tranquila no Colégio Estadual do Paraná, um dos maiores colégios eleitorais de Curitiba. Não ha filas e o tempo de espera é de 7 minutos.

Votos

Apesar de ter divulgado que votaria às 10h, Ogier Buchi (PRP) não votou. "Foi só minha esposa. Eu retorno mais tarde", falou.

Gleisi

Antes de votar, Gleisi Hoffmann (PT) afirmou acreditar em segundo turno para o governo estadual. Gleisi estava acompanhada do marido, o ministro Paulo Bernardo, do candidato ao senado, Ricardo Gomyde, do prefeito Gustavo Fruet, da vice-prefeita Mirian Gonçalves, e do vereador Jonny Stica.

Voto Especial

O deficiente visual Gilberto Brunoski votou de manhã num dos maiores colégios eleitorais de Ponta grossa. O filho Fabrício entrou com Brunoski na urna para fazer a votação pelo pai, que não enxerga. "Foi menos de um minuto", disse Brunoski. A única dificuldade foi encontrar uma vaga em frente à escola porque não havia vaga especial.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Eduardo Jorge

O candidato à presidência pelo PV, Eduardo Jorge, chegou de bicicleta ao seu local de votação, na Vila Mariana, em São Paulo. Ele disse estar animado e reiterou que o PV apoiará um candidato no segundo turno, reconhecendo a mudança de cenário apontada pelas pesquisas, com o avanço de Aécio.

Desculpas

O candidato Ogier Buchi (PRP) pediu desculpa pela forma ríspida que respondeu a pergunta sobre a "candidatura auxiliar". "Peço desculpas. É que foi a mesma coisa durante a eleição. O Requião também ficou a campanha inteira fazendo isso. Pelo menos eu não quebro o dedo dos outros", disse.

Boca de urna

O Comitê Integrado de Segurança Pública já recebeu oito denúncias de crime de boca de urna em vários locais de votação em Curitiba e RM. A PM foi ativada para apurar as denúncias, até o momento ninguém foi preso.
Jéssica Carvalho
Jéssica Carvalhorepórter da Gazeta do Povo
A leitora Geni Maria Hoss relatou: "No Bigorrilho (Evangélico) bastante moderado. Poucos santinhos e longe das urnas... Fiz lista de suplentes para evitar votar em gente que sujou, graças a Deus, não precisei usar..."

família

O candidato Ogier Buchi (PRP) está acompanhado das filhas e da esposa, que também vota no Colégio estadual Professor Cleto.

Prefeito vai à urna

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), votou na Unifil, antigo Colégio Canadá. Chegou ao local acompanhado de lideranças, entre elas o senador Álvaro Dias.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Documentos e local de votação

Ainda não saiu de casa? Encontre seu local de votação e veja os documentos aceitos na hora de votar.

Sarandi

O candidato ao governo do Paraná pelo PSTU, Rodrigo Tomazini, acaba de chegar ao Colégio Estadual Jardim Panorama, em Sarandi, local onde vota. Acompanhado da mulher e da vice, ele disse estar satisfeito com a campanha.
O candidato Ogier Buchi (PRP) chegou ao Colégio Estadual Professor Cleto. Ele ficou ofendido quando questionado sobre os boatos a respeito da "candidatura auxiliar". "Vocês passaram a eleição inteira perguntando isso. É uma ofensa. Por que não perguntam sobre minhas propostas?", disse, irritado.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

PSDB

O candidato à reeleição, Beto Richa, deve chegar daqui a pouco no Colégio Estadual Amâncio Moro, em Curitiba, para registrar seu voto.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Requião no Twitter

O senador e candidato ao governo do estado, Roberto Requião, está comentando várias coisas relacionadas à eleição pelo Twitter nesta manhã. Um dos comentários foi sobre a votação. "Votei no Julia Wanderley, rápido e com pouca gente.Vamos para o segundo turno", disse o candidato.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Teste de Nolan

Ainda tem dúvidas em qual candidato votar? Faça o teste de Nolan, descubra qual é seu posicionamento político e compare com o de cada candidato.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Quem já votou

Três candidatos ao governo do Paraná já votaram: Roberto Requião (PMDB), Bernardo Pilotto (PSOL) e Genonisio Marinho (PRTB)

Álvaro vota e elogia biometria

O senador tucano Álvaro Dias votou há pouco, no Colégio Mãe de Deus, em Londrina. Álvaro comentou que o processo de votação foi um pouco mais demorado, por conta da biometria, mas que, por outro lado, é muito mais seguro.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Santinhos outra vez

No Colégio Amâncio Moro, no Jardim Social, onde vota o candidato Beto Richa (PSDB), os santinhos também se acumulavam nas calçadas. O registro é do fotógrafo Brunno Covello.

Brasileiros também votam no exterior

Segundo o TSE, até agora 15 países já encerraram as votações para presidente da República. O primeiro foi a Nova Zelândia, onde os eleitores brasileiros começaram a votar às 8 horas, correspondente às 17 horas de ontem em Brasília. As votações já foram encerradas também na Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia, China, Taiwan, Índia, Emirados Árabes e Rússia.

Sociedade Água Verde

Minutos antes de a candidata Gleisi Hoffmann (PT) chegar para votar na Sociedade Água Verde, o apresentador Ratinho chegou ao local. Ratinho disse que não sabe se seu filho, o candidato a deputado estadual Ratinho Junior, vai concorrer ao governo em 2018, mas que vai apoiá-lo na decisão que ele tomar.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Identificação biométrica

Em 2012, Curitiba e Balsa Nova foram as primeiras cidades no Paraná com identificação biométrica nas eleições. Neste ano, outras oito cidades também adotaram o sistema. O registro é do repórter fotográfico Brunno Covello.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Voto

Marcelo Almeida (PMDB) acaba de votar no Colégio Júlia Wanderley, em Curitiba. Ele afirmou que resolveu se candidatar ao Senado "para sair da mesmice". Ele garante que vai continuar suas atividades políticas mesmo que não seja eleito.
Jéssica Carvalho
Jéssica Carvalhorepórter da Gazeta do Povo

Enquanto alguns sujam...

O Renato Murakami registrou pessoas correndo pra limpar os santinhos da calçada do Colégio Barão do Rio Branco às 8:30 da manhã.
Na primeira uma hora e meia de votação, 38 urnas já foram substituídas em todo o Paraná: oito delas em Curitiba e o restante pelo interior do estado. A capital conta com um total de 3.906 urnas e o Paraná, com 25.875.

Geonísio Marinho

O candidato ao governo pelo PRTB, Geonísio Marinho, chegou para votar acompanhado da esposa, da filha e da neta. Geonísio, que estudou na Escola Durival de Britto, disse que espera uma "avalanche de votos" e que seu futuro é na política.
Reportagem acabou de chegar ao Colégio estadual Professor Cleto, no bairro Mercês, onde o candidato ao governo do estado Ogier Buchi (PRP) vota às 10h.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Marcelo Almeida

O candidato ao Senado pelo PMDB, Marcelo Almeida, acaba de chegar pista votar no Colégio Júlia Wanderley, em Curitiba. "Eu me senti vitorioso desde o começo, quando virei a convenção com o Requião", afirmou. Ele chegou ao Colégio Júlia Wanderley acompanhado por Roberto Requião.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Votos

O candidato Roberto Requião (PMDB) acabou de votar. Ele estava acompanhado de sua filha.

Cida vota em Maringá

Cida Borguetti (PROS), vice do candidato à reeleição Beto Richa, votou por volta das 8h30, no Colégio Regina Mundi, em Maringá. Neste momento, ela acompanha o prefeito Roberto Pupin (PP), que vota no Colégio Marista.
O candidato Roberto Requião (PMDB) disse que o governador Beto Richa (PSDB) está na frente dele nas pesquisas eleitorais porque teve mais tempo de televisão.
Roberto Requião (PMDB) disse acreditar no segundo turno.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Senado

O candidato ao Senado pelo PMDB, Marcelo Almeida, deve chegar daqui a pouco ao Colégio Júlia Wanderley, em Curitiba, para votar.

Urnas substituídas

Até o momento, sete urnas foram substituídas em todo o estado: duas em Curitiba e cinco no interior. Segundo informações do TRE-PR, as urnas foram substituídas por problemas técnicos e não houve atrasos na votação.
Fabiano Klostermann
Fabiano KlostermannEditor da Gazeta do Povo

Um mimo

Na seção onde votei, mesários deixaram à disposição dos eleitores uma tigela com balinhas

imprensa

Imprensa aguarda a chegada do candidato ao governo Roberto Requião (PMDB). Ele vota às 9h no Colégio Estadual Julia Wanderley, no Batel.

Canziani vota em Londrina

Candidato a deputado federal, o petebista Alex Canziani votou por volta das 8h30, no colégio eleitoral da Unopar do Catuaí, em Londrina. Ele estava acompanhado da filha Luísa.
Estamos em frente à Escola Municipal Durival de Britto e Silva, no Cajuru, aguardando o candidato Geonísio Marinho, que vota aqui às 9 horas.
Fabiano Klostermann
Fabiano KlostermannEditor da Gazeta do Povo

Seções cheias

No Colégio Estadual Ermelino de Leão, várias seções têm filas

Santinhos

Sujeira
A rua da Escola Municipal de Vinhedos também está lotada de santinhos.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Santinhos

Funcionários da Prefeitura recolhem os santinhos jogados em frente ao Colégio Júlia Wanderley, no Batel, em Curitiba.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Mais santinhos

O repórter fotográfico Daniel Castellano registrou a enorme quantidade de santinhos jogados na frente do Colégio São José, no Abranches.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

2016

Bernardo Pilotto afirma que já está pensando na campanha de 2016. "O PSOL veio para ficar. A partir de 06 de outubro estaremos nas ruas nos preparando para 2016", disse.

Votos

O candidato a deputado estadual Ratinho Júnior (PSC) disse que espera o "máximo de votos", já que passou por mais de 100 municípios para pedi-los. Ele afirmou que seu partido deve conquistar de oito a 10 cadeiras.
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Santinhos por toda parte

O repórter Pedro Brodbeck e o fotojornalista Henry Milléo andaram por Curitiba durante a madrugada e flagraram muita sujeira na cidade.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Segundo turno

O candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, Bernardo Pilotto, afirmou que não vai apoiar nenhum candidato no segundo turno das eleições deste ano.
O candidato Ratinho Júnior (PSC) acaba de chegar à Escola Municipal dos Vinhedos. Ele está com sua filha.
Fabiano Klostermann
Fabiano KlostermannEditor da Gazeta do Povo

Tradição para não se orgulhar

Imediações do Colégio Estadual Ermelino de Leão, no Boa Vista, amanheceram forradas de santinhos
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

PSOL

Bernardo Pilotto acaba de chegar no Colégio Júlia Wanderley, em Curitiba, para votar. Ele acredita que terá uma votação maior do que a apontada nas pesquisas.
A equipe de reportagem da Gazeta do Povo já está na Escola Municipal dos Vinhedos, local onde o candidato a deputado estadual Ratinho Júnior (PSC) vota às 8h.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Em Curitiba

Já estamos em frente ao Colégio Júlia Wanderley, em Curitiba. Daqui a pouco o candidato do PSOL ao Governo do Estado, Bernardo Pilotto, deve chegar para votar. O movimento é tranquilo nesses momentos que antecedem a abertura dos portões.

#japragazeta

Fotografe o clima das eleições na sua cidade e poste nas redes sociais com a hashtag #japragazeta. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1503813&tit=Mande-fotos-da-votacao-em-sua-cidade;-use-a-hashtag-#japragazeta Sua foto pode aparecer aqui.]
Fernanda Trisotto
Fernanda TrisottoEditora da Gazeta do Povo

Não esqueça a cola

O TRE-PR recomenda que os eleitores votem pela manhã, período em que a movimentação nos colégios eleitorais deve estar mais tranquila. Para agilizar o voto, não esqueça de levar uma cola, com o número dos seus candidatos. Confira a ordem de votação na urna eletrônica.

Tire suas dúvidas

As urnas abrem daqui a pouco às 8h. Você lembra quais são os documentos aceitos para votar? Veja aqui.

Sujeira nas ruas

Panfletos, boletins, santinhos e adesivos foram despejados pelos cabos eleitorais ao longo da madrugada. No dia da eleição, divulgar qualquer propaganda de partidos ou candidatos é crime e a pena é de detenção de seis meses a um ano e pagamento de multa no valor entre R$ 5,3 mil e R$ 15,9 mil

Sujeira nas ruas

Mais uma vez candidatos desrespeitam a lei eleitoral e despejam milhares de santinhos nos locais de votação.

Pesquisas

Viu as mais recentes pesquisas de intenção de voto para presidente e governador? Confira aqui.

Candibook

Pelo Candibook você pode ver cerca de 700 entrevistas e vídeos com candidatos ao governo do estado, ao Senado, à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Também tem informações sobre o processo eleitoral, locais de votação e você pode imprimir a cola para marcar os números de seus candidatos. Há ainda o Diagrama de Nolan, em que você pode comparar a sua ideologia com diversas personagens. Acesse o Candibook.

Iniciando os trabalhos

Bom dia, começamos aqui a cobertura em tempo real do dia de votação. Não esqueça de sempre que tiver alguma dúvida sobre o processo eleitoral ou os candidatos, dar uma olhada na nossa página especial de eleições.

Fim da cobertura

Termina aqui a cobertura em tempo real do 1º turno das eleições 2014. Agradecemos a todos que prestigiaram o nosso trabalho. Boa noite!
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]