O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) esteve no centro de Curitiba na manhã deste sábado (02) e, por cerca de uma hora e meia, caminhou da praça Santos Andrade até a Boca Maldita acompanhado por 1,5 mil apoiadores. Ao lado dele estava o governador Beto Richa, correligionário e candidato à reeleição.
Veja mais fotos da passagem do candidato pela capital paranaense
Ele comparou a caminhada, feita ao lado de Richa, com as Direta Já -- quando Tancredo Neves e José Richa estavam lado a lado. "Passados 30 anos das Diretas Já, quando a gente pedia democracia e liberdade, agora o Brasil decência e competência", comparou.
Em entrevista coletiva concedida pouco antes do início do evento, Aécio fez críticas ao atual estado da economia brasileira e a gestão de Dilma Rousseff. Para ele, o quadro atual da economia é preocupante. O candidato aproveitou para elogiar Richa e afirmou que, se eleito, levará o programa Família Paranaense para todo o país. No novo formato, de acordo com ele, o projeto se chamará Família Brasileira.
Ainda sobre o estado, o tucano prometeu que no dia 1º de janeiro, caso ganhe a eleição, vai "acabar com o preconceito da União pelo Paraná". O argumento de ser preterido pela administração federal acompanha o discurso do governador do estado há pelo menos dois anos e foi endossado por Aécio.
Aeroporto
Reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em 20 de julho afirma que Aécio Neves, durante o mandato de governador de Minas Gerais, teria construído um aeroporto em área que era da própria família. O jornal diz que o governo mineiro teria gasto R$ 14 milhões para a construção da obra em Claudio, cidade que fica a 150 km de Belo Horizonte. A obra ficou pronta em outubro de 2010, no final do segundo mandato de Aécio.
A polêmica acompanha o candidato e durante a visita a Curitiba, o tucano também falou sobre o aeroporto. Ele afirmou que a controvérsia tem origem naqueles que tem a "perspectiva da derrota". "Essa obra se insere entre milhares de obras que fizemos com a mais absoluta transparência para que o estado se desenvolvesse", defendeu-se.
Agenda
A caminhada era o único compromisso público de Aécio na capital paranaense. Logo depois do evento, Aécio foi para o aeroporto e continuou a agenda de campanha em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Deixe sua opinião