Natural de Belo Horizonte, Aécio Neves da Cunha, 54, é filho de Inês Maria e de Aécio Cunha (advogado e parlamentar por mais de 30 anos) e neto do presidente da República Tancredo Neves (1910-1985).Presidente nacional do PSDB desde 2013, é economista formado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais. Deu seus primeiros passos na política aos 23 anos, como secretário particular de Tancredo, então governador de Minas Gerais (1982-1986).
Em 1986, Aécio elegeu-se deputado federal pelo PMDB. Dois anos depois, se filiou ao PSDB e foi um dos parlamentares que participaram da elaboração da Constituição de 1988.
Aécio reelegeu-se três vezes consecutivas para a Câmara dos Deputados. Foi presidente da Casa no biênio 2001/2002. Após sua passagem pela Câmara, foi eleito governador de Minas por dois mandatos, de 2003 a 2010. Em seguida, elegeu-se para o Senado.
Aécio é casado com Letícia Weber, com quem teve os gêmeos Julia e Bernardo, nascidos em junho deste ano. Também é pai de Gabriela, fruto de seu primeiro casamento com a advogada Andréa Falcão.
Número 45Partido PSDBVice ALOYSIO NUNES FERREIRAColigação MUDA BRASILPartidos PSDB / PMN / SD / DEM / PEN / PTN / PTB / PTC / PT do B
Nome Completo AÉCIO NEVES DA CUNHANascimento 10/03/1960Município de Nascimento BELO HORIZONTEEstado Civil CASADOGrau de instrução SUPERIOR COMPLETOOcupação SENADOR
- Dilma Rousseff: a candidata a presidente pelo PT
- Marina Silva: a candidata a presidente pelo PSB
- Pastor Everaldo: o candidato a presidente pelo PSC
- Luciana Genro: a candidata a presidente pelo PSOL
- Eduardo Jorge: o candidato a presidente pelo PV
- Levy Fidelix: o candidato a presidente pelo PRTB
- Eymael: o candidato a presidente pelo PSDC
- Zé Maria: o candidato a presidente pelo PSTU
- Rui Costa Pimenta: o candidato a presidente pelo PCO
- Mauro Iasi: o candidato a presidente pelo PCB
- Confira os perfis de todos os candidatos a presidente da República
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”