O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), divulgou nesta segunda-feira uma nota em que cumprimentou a presidente Dilma Rousseff (PT) pela reeleição. Alckmin cumprimenta também o candidato tucano derrotado, Aécio Neves (PSDB), "pela defesa enfática de ideais e propostas essenciais ao Brasil" e, em especial, os eleitores paulistas, "pela cidadania demonstrada ao longo do segundo turno das eleições presidenciais".
São Paulo foi o Estado onde Aécio obteve um dos melhores resultados proporcionais e o melhor saldo total de votos - teve 64,31% dos válidos (15.296.289). Reeleito para o próximo mandato ainda em primeiro turno, Alckmin também ressaltou no documento a disposição para manter "aberto e produtivo" o diálogo com o governo federal.
Durante a campanha, em especial durante a disputa de segundo turno entre Dilma e Aécio, o tema da crise hídrica foi levado ao debate pela campanha petista. Alckmin e a então candidata à reeleição chegaram a trocar acusações. O governador paulista disse que Dilma não cumpriu a promessa de desonerar empresas de saneamento, enquanto a presidente afirmou ter alertado, desde o início do ano, o governo paulista para a necessidade de se fazer obras emergenciais para combater a estiagem.
- Renan Calheiros diz que eleição não tem 3º turno e defende reforma
- Falcão diz que 'essencial' é manter a linha econômica
- Estados escolhem mesmos partidos desde 2010
- CBIC diz que manutenção do Minha Casa tranquiliza setor
- Paraná tem a votação mais rápida da história neste domingo (26)
- Eurasia: 2º mandato de Dilma será mais difícil
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025