A AMB (Associação Médica Brasileira) divulgou nesta quarta-feira (15) uma carta de apoio à candidatura presidencial do tucano Aécio Neves, argumentando que o atual governo petista sucateou a saúde e desrespeitou o exercício da medicina.
A classe médica entrou em conflito aberto com o governo Dilma Rousseff (PT) após a criação do programa Mais Médicos, no fim do ano passado, que trouxe médicos cubanos para atuar no Brasil sem necessidade de fazer exame de revalidação do diploma. O governo, porém, argumenta que os cubanos vieram apenas para preencher vagas que os brasileiros não quiseram. "Indignados com o desrespeito e a vulgarização do exercício da medicina por parte de gestores de saúde, nós entendemos que o momento atual não mais comporta omissões e fraquezas", diz trecho da carta.
A íntegra abaixo:
"Carta de apoio ao candidato Aécio NevesA Associação Médica Brasileira, aqui representada pelo seu Conselho de Defesa Profissional, consoante aos seus fundamentos e ideais democráticos e éticos, vem a público convocar a população brasileira em geral e a comunidade médica, em particular, a se manifestarem politicamente neste importante momento no Brasil: a eleição presidencial dia 26 de outubro de 2014.
Conscientes de nossas responsabilidades perante o desmando, abandono e sucateamento da saúde em nosso país, consternados pelo alto grau de desassistência e desumanidade a que nossos pacientes são submetidos diariamente, nos mais variados serviços e rincões de nossa sociedade.
Indignados com o desrespeito e a vulgarização do exercício da medicina por parte de gestores de saúde, nós entendemos que o momento atual não mais comporta omissões e fraquezas.
Urge mudarmos todos estas mazelas e descasos, frutos de um ideário político-partidário que nunca teve, na sua essência, a legítima e real preocupação com a saúde no Brasil.
Para tal, soberana e democraticamente, precisamos retirar do poder aqueles que não se preocuparam com os anseios e necessidades da população, em prol da saúde brasileira.Neste momento, convidamos todos os médicos, profissionais de saúde e o povo brasileiro, de forma coerente e consciente, que também concordam com este ideal, a votar em quem verdadeira e declaradamente poderá trazer de volta o respeito e a dignidade para a saúde pela qual tanto lutamos e necessitamos.
Conclamamos todos a votar em Aécio Neves (45) para presidente do Brasil, a fim de que possamos trabalhar juntos, orgulhosos e confiantes, podendo proporcionar melhor saúde e assistência aos nossos pacientes.
Esperançosamente caminhemos no dia 26 de outubro à vitória!
Associação Médica BrasileiraComissão de Defesa Profissional"
- Dilma diz que PSDB sempre foi elitista
- Neca Setúbal declara apoio a Aécio Neves
- PSDB acusa PT de fazer 'puro terrorismo' em propaganda
- Datafolha: Avaliação boa do governo oscila para 40%
- Dilma diz que Aécio não está acostumado a ser criticado
- 'Me deem de novo a vitória em São Paulo', pede Aécio
- Datafolha mostra empate técnico entre Dilma e Aécio
- Trabalhadores da campanha de Requião reclamam de atraso no pagamento
- Site do Tribunal de Contas de Minas sai do ar após citação de Dilma
- Aécio se encontra com lideranças evangélicas em SP
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião