Com aproximadamente 4,6 milhões de votos, o ex-atacante Romário (PSB-RJ) foi eleito senador no último domingo. O Baixinho, apelido que carrega dos tempos do futebol, chamou a atenção dos eleitores durante seu mandato como deputado federal, especialmente quando criticou os desperdícios com a Copa de 2014 e questionou o texto atual da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. Acabou por ganhar a simpatia da população e se tornou o senador mais votado da história do Rio de Janeiro. Assim como ele, os deputados federais Celso Russomano (PRB-SP) e Tiririca (PR-SP) também receberam votações expressivas em São Paulo, com cerca de 1,5 milhão e pouco mais de 1 milhão de votos, respectivamente, e o primeiro e o segundo lugar no ranking dos mais votados da Câmara dos Deputados.
Apesar de não serem novatos na política, os três eram figuras públicas antes de concorrerem graças a atuações em outras áreas e fazem parte do grupo dos "famosos eleitos", que engloba apresentadores, atletas, artistas, músicos e participantes de reality shows. No pleito deste ano, a despeito das inúmeras candidaturas, o número de famosos eleitos foi reduzido.
Na Câmara também integram esse grupo o cantor Sérgio Reis (PRB-SP) e o ex-BBB Jean Wyllys (PSol-RJ), que vai para o seu segundo mandato. Wyllys tornou-se um representante forte do combate à homofobia e acabou sendo o sétimo deputado federal mais votado do Rio, com mais de 144 mil votos. Entre os deputados federais, há também os ligados ao esporte: o ex-presidente do Corinthians Andres Sanchez (PT-SP), o ex-judoca João Derly (PCdoB-RS), e o ex-goleiro, ídolo do Grêmio, Danrlei (PSD-RS), que recebeu 158 mil votos e foi parlamentar mais votado no Rio Grande do Sul.
Para o cargo de deputado estadual foram eleitos ainda o companheiro de ataque de Romário na conquista do tetra, Bebeto (SD-RJ), o apresentador Wagner Montes (PSD-RJ), a cantora Leci Brandão (PCdoB-SP) e o ex-centroavante e ídolo do Grêmio Jardel (PSD-RS).
No Paraná, foram poucos os famosos que se candidataram a cargos nesta eleição e os que o fizeram têm projeção local ou limitada a determinados grupos. Para a Assembleia Legislativa foi reeleita a cantora gospel Mara Lima (PSDB). O apresentador Cobra Repórter também irá assumir seu primeiro mandato como deputado estadual.
- Congresso terá mais mulheres em 2015
- Aécio: fim da reeleição não depende só dele
- Presidente do Senado defende 'projeto próprio de poder' do PMDB em 2018
- Não há acusação de corrupção contra Dilma, diz Falcão
- Aécio diz ser a favor de mandato de 5 anos sem reeleição
- Congresso conservador é retrato da sociedade, diz Cunha
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Deixe sua opinião