Com aproximadamente 4,6 milhões de votos, o ex-atacante Romário (PSB-RJ) foi eleito senador no último domingo. O Baixinho, apelido que carrega dos tempos do futebol, chamou a atenção dos eleitores durante seu mandato como deputado federal, especialmente quando criticou os desperdícios com a Copa de 2014 e questionou o texto atual da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. Acabou por ganhar a simpatia da população e se tornou o senador mais votado da história do Rio de Janeiro. Assim como ele, os deputados federais Celso Russomano (PRB-SP) e Tiririca (PR-SP) também receberam votações expressivas em São Paulo, com cerca de 1,5 milhão e pouco mais de 1 milhão de votos, respectivamente, e o primeiro e o segundo lugar no ranking dos mais votados da Câmara dos Deputados.
Apesar de não serem novatos na política, os três eram figuras públicas antes de concorrerem graças a atuações em outras áreas e fazem parte do grupo dos "famosos eleitos", que engloba apresentadores, atletas, artistas, músicos e participantes de reality shows. No pleito deste ano, a despeito das inúmeras candidaturas, o número de famosos eleitos foi reduzido.
Na Câmara também integram esse grupo o cantor Sérgio Reis (PRB-SP) e o ex-BBB Jean Wyllys (PSol-RJ), que vai para o seu segundo mandato. Wyllys tornou-se um representante forte do combate à homofobia e acabou sendo o sétimo deputado federal mais votado do Rio, com mais de 144 mil votos. Entre os deputados federais, há também os ligados ao esporte: o ex-presidente do Corinthians Andres Sanchez (PT-SP), o ex-judoca João Derly (PCdoB-RS), e o ex-goleiro, ídolo do Grêmio, Danrlei (PSD-RS), que recebeu 158 mil votos e foi parlamentar mais votado no Rio Grande do Sul.
Para o cargo de deputado estadual foram eleitos ainda o companheiro de ataque de Romário na conquista do tetra, Bebeto (SD-RJ), o apresentador Wagner Montes (PSD-RJ), a cantora Leci Brandão (PCdoB-SP) e o ex-centroavante e ídolo do Grêmio Jardel (PSD-RS).
No Paraná, foram poucos os famosos que se candidataram a cargos nesta eleição e os que o fizeram têm projeção local ou limitada a determinados grupos. Para a Assembleia Legislativa foi reeleita a cantora gospel Mara Lima (PSDB). O apresentador Cobra Repórter também irá assumir seu primeiro mandato como deputado estadual.
- Congresso terá mais mulheres em 2015
- Aécio: fim da reeleição não depende só dele
- Presidente do Senado defende 'projeto próprio de poder' do PMDB em 2018
- Não há acusação de corrupção contra Dilma, diz Falcão
- Aécio diz ser a favor de mandato de 5 anos sem reeleição
- Congresso conservador é retrato da sociedade, diz Cunha