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O modelo Cessna 560XL Citation, usado por Eduardo Campos, é similar a esse: um Cessna 550 Citation | Cessna / Divulgação
O modelo Cessna 560XL Citation, usado por Eduardo Campos, é similar a esse: um Cessna 550 Citation| Foto: Cessna / Divulgação

Acidentes aéreos a partir de 2006

2006: 70

2007: 98

2008: 105

2009: 106

2010: 98

2011: 151

2012: 176

2013: 159

*Os dados não incluem acidentes envolvendo aeronave experimental e aeronave de matrícula estrangeira

Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil

Nos últimos oito anos, foram registrados 963 acidentes aéreos no Brasil, com 846 mortos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) compila os dados até o ano passado. De 2006, quando ocorreram 70 acidentes, para 2012, que registrou 176 acidentes, o aumento foi de aproximadamente 150%. Em 2013, segundo a Anac, o índice diminuiu para 159 acidentes, com 72 mortos. Não há dados parciais de 2014. A média é de 120 acidentes por ano.

A maior parte dos acidentes corresponde à aviação geral, ou seja, aviões particulares, jatos executivos e helicóptero. Essa categoria foi responsável por quase 90% do total dos acidentes no ano passado.

Os dados da Anac demonstram, ainda, que todos os segmentos da aviação registraram queda nas taxas de ocorrências em 2013, sendo que na aviação regular com transporte comercial de passageiros não houve nenhum acidente fatal no ano. O indicador de irregularidades mensuradas pelo Sistema Decolagem Certa (Dcerta) da Anac, também caiu, passando de 1,9% em 2012 para 0,84% em 2013.

Segundos os relatórios divulgados pela Anac, o número de aviões, incluindo helicópteros e jatinhos particulares, aumentou 31% em seis anos – de 10.646 aeronaves em 2006 para 13.965 em 2012 –, tornando o Brasil detentor da segunda maior frota mundial, somente atrás dos Estados Unidos, o que torna o setor também mais exposto a desastres.

Cessna

O modelo de avião utilizado pelo candidato à Presidência Eduardo Campos, o Cessna já provocou em diversas localidades, pelo menos, seis acidentes com mortes desde 2010. Em outubro de 2010, uma aeronave deste modelo caiu em Bogotá. No ano seguinte, ocorreu um acidente em La Paz e em 2013, no Alasca e também na Guatemala.No ano passado, este mesmo modelo foi alvo de, no mínimo, dois acidentes no Brasil: Bocaiuva e Belém.

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