O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) divulgou um manual de conduta para os que militam nas redes sociais a favor de sua campanha. O texto, com tom "politicamente correto" tem, entre outras recomendações como "diga não aos ataques, mentiras ou calúnias contra pessoas ou partidos" e "não aceite o uso de perfis falsos a e utilização de robôs".

CARREGANDO :)

Entre as dicas, publicadas no Facebook oficial do tucano na última terça, a maioria pede que os internautas evitem entrar em ataques virtuais. "Não agrida ninguém. Difamar ou provocar não são boas práticas nas redes sociais", afirma uma das regras. O manual, chamado de "Dez passos para uma campanha mais limpa na internet", também faz pedidos aos militantes com relação ao conteúdo divulgado. "Evite postar a mesma mensagem diversas vezes. Seja criativo e inovador!", está entre elas.

Outras campanhas para a Presidência também instruem militantes. O Comitê Digital de Eduardo Campos (PSB) tem uma equipe de fala diretamente com internautas chamados 'mobilizadores', explicando procedimentos e recomendações. São esses mobilizadores que articulam a equipe de simpatizantes -anônimos que defendem a chapa do PSB no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Publicidade

Já a campanha de Dilma Rousseff (PT) afirmou que não organiza cartilhas ou eventos para instruir a militância online.

Em junho deste ano, O Ministério Público do Rio de Janeiro determinou a execução de mandados de busca e apreensão contra seis pessoas suspeitas de difamar o pré-candidato tucano Aécio Neves na internet. A operação recolheu computadores, câmeras fotográficas e outros aparelhos eletrônicos dos suspeitos. Os mandados foram emitidos após um pedido de investigação feito pelo PSDB.

Veja também
  • Dilma e Aécio mencionam livro sobre favelas na web
  • Aécio provoca Dilma e diz que "está na hora de deixar na mão de quem sabe"
  • Setor de máquinas e equipamentos está na UTI, diz Campos
  • Aécio faz campanha em porta de fábrica e critica Dilma
  • Candidatos fazem promessas para ganhar a simpatia do agronegócio