O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou ontem que os candidatos ao governo e ao Senado pelo estado, nas eleições deste ano, entregaram a prévia dos gastos da campanha eleitoral. O prazo venceu às 23h59 de sábado e o envio dos dados foi feito via internet. O valor dos gastos declarados e a lista de doadores só devem ser divulgados a partir de quarta-feira.
Os principais candidatos ao governo do estado foram procurados pela reportagem para divulgar a prévia de gastos. A candidata Gleisi Hoffmann (PT) informou que arrecadou R$ 2,565 milhões em dinheiro e R$ 14 mil em uma doação estimável aquela em que o candidato receberá bens ou serviços durante a campanha. O valor arrecadado veio de quatro doações do diretório nacional do PT. Já a doação estimável foi realizada por pessoa física.
A campanha de Beto Richa (PSDB) alegou que não houve arrecadações ou gastos relativos à campanha, portanto, no documento enviado à Justiça Eleitoral não constam valores nem doadores.
A assessoria de Roberto Requião (PMDB) não quis informar os valores arrecadados nem a lista de doadores.
Legislativo
A maior parte dos candidatos a vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Paraná também entregou as prévias. Porém, 25% dos candidatos ainda não haviam enviado a prestação de contas parcial até a noite de ontem.
Punição
Não há punição predeterminada para quem não entregar as prestações de conta. No fim do processo eleitoral, os juízes da Justiça Eleitoral vão analisar todas as contas e podem ou não impor punição. As eleições de 2014 são as primeiras em que os candidatos são obrigados a informar quem são os doadores de campanha nas duas prestações de contas parciais. Até 2012 essa obrigação ficava restrita à prestação de contas final da campanha.
Deixe sua opinião