Conforme consulta no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a noite de ontem, cinco dos oito postulantes ao governo do Paraná tiveram os registros de candidatura deferidos. Geonísio Marinho (PRTB) foi barrado pela Justiça, pois a candidatura do seu vice apresentou problemas, mas o partido ainda pode apresentar recurso sobre a decisão ou sugerir outro nome para o cargo. Os demais ainda não tiveram os registros analisados pela Justiça.
O candidato ao governo Ogier Buchi (PRP) foi o único que teve modificações na chapa, até então. O vice de Buchi, o odontologista Valfredo Dzazio, renunciou à candidatura e foi substituído pelo advogado Elson de Almeida Ribas.
A Justiça ainda deve analisar sete registros entre os oito candidatos ao Senado pelo Paraná e seus 16 suplentes. Até o momento, nenhum dos concorrentes teve a candidatura barrada.
Já entre os 337 candidatos à Câmara Federal, 238 tiveram os registros deferidos pela Justiça e 43 foram considerados inaptos ou renunciaram ainda faltam julgar 56 registros.
No caso dos 841 postulantes a uma cadeira na Assembleia Legislativa, 659 foram julgados aptos a disputar as eleições de outubro e 74 desistiram ou foram barrados pela Justiça 108 candidatos aguardam julgamento.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
Lula busca ‘apoio VIP’ no exterior para impor censura aos críticos do governo; acompanhe o Sem Rodeios
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado