Datafolha mostra empate técnico entre Richa e Requião no Paraná
De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (15), há um empate técnico entre os candidatos Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB), que disputariam um eventual segundo turno na eleição para o governo do Paraná
Os principais candidatos ao governo do Paraná repercutiram, nesta sexta-feira (15), o resultado da pesquisa Datafolha, a primeira a ser divulgada desde o registro das candidaturas. Os dados mostram um empate técnico, no limite da margem de erro de três pontos percentuais, entre o atual governador, Beto Richa (PSDB), com 39% das intenções de votos; e Roberto Requião (PMDB), com 33%. Gleisi Hoffmann (PT) aparece com terceiro lugar, com 11%.
Requião foi o primeiro a se pronunciar sobre a pesquisa. Por meio da sua conta do Twitter, ele disse que Richa acordaria assustado com o resultado. "Imagine o susto do Richa lá pelas 10 horas, quando acordar e souber do Data Folha? Cruz credo, vai começar a esvaziar as gavetas do Iguaçu?", escreveu o candidato.
Já o candidato à reeleição afirmou, por meio de nota, que a campanha está apenas começando. "É a primeira pesquisa e a campanha começa agora no rádio e na TV. Vamos continuar mostrando o que dizemos e o que vamos fazer para o Paraná avançar ainda mais".
Representantes da senadora Gleisi Hoffmann afirmaram que a candidata não irá se pronunciar sobre esta ou qualquer outra pesquisa divulgada até o fim da campanha. A assessoria de Gleisi afirmou, ainda, que a estratégia para os próximos meses de campanha deve permanecer a mesma.
Metodologia
A pesquisa, encomendada pela RPC TV e pelo jornal "Folha de S. Paulo", foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto. Foram entrevistados 1.226 eleitores em 46 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00014/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00358/2014.