Com 16 processos, o Paraná lidera o ranking nacional de ações abertas por can­­didatos contra empresas de comunicação e tecnologia para remover conteúdos da internet. O balanço é do portal Eleição Transparente, da Associação Brasileira de Jornalismo Inves­­tigativo (Abra­­ji).

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Financiada pelo Google, a iniciativa pretende monitorar os pedidos de remoção de conteúdo sobre candidatos no período eleitoral. Por meio dela, é possível verificar que o candidato a governador Roberto Requião (PMDB) é quem tem mais ações desse tipo no estado: sete. Beto Richa (PSDB) tem quatro ações e Gleisi Hoffmann (PT), duas. Além deles, há três ações de candidatos a deputado.

"O objetivo é montar uma base de dados que, além de mostrar em tempo real quem são os candidatos que mais pedem remoção de conteúdo, sirva como base para comparação [com outros anos e outras eleições] e nos ajude a ter uma ideia de quais empresas sofrem mais [com essas ações]", explica o secretário-executivo da Abraji, Guilherme Alpendre.

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As informações são atualizadas a cada novo processo tanto pelo departamento jurídico das empresas parceiras (principalmente, os grandes jornais do país) quanto pela Abraji, que levanta informações sobre ações contra o Facebook e o Twitter e conta com ajuda do Coletivo Intervozes para recolher informações de veículos de comunicação menores. A surpresa boa, segundo ele, foi a receptividade dos institutos de pesquisa. "Imaginamos o projeto para empresas de mídia e internet, mas tivemos uma boa reação dos institutos de pesquisa. Então já há informações de processos contra o Ibope, o Datafolha, o Ipesp e outros", diz.