Pouco tempo após o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva deixar Fortaleza no fim da tarde desta terça-feira (23), o ex-ministro Ciro Gomes, coordenador político da campanha de Roberto Cláudio (PSB) à prefeitura da capital cearense, apareceu na TV tentando dissociar a imagem do ex-presidente a do candidato petista, Elmano de Freitas.
Em uma das inserções de TV do programa de Roberto Cláudio que está indo ao ar desde o começo da noite, Ciro diz que está ali para dar um recado aos que, como ele, "gostam do presidente Lula e são agradecidos a ele".
"O Lula não é o candidato do PT, o candidato do PT é o Elmano, que vai continuar do mesmo jeito que a Luizianne [Lins, a prefeita]. Eles tiveram oito anos e não resolveram o problema", diz Ciro.
À tarde, em uma praça lotada, Lula participou de um comício em que defendeu a candidatura de Elmano, criticou o candidato apoiado por Ciro e o governador Cid Gomes, ambos do PSB, dizendo que ele "não tem cara" e defendeu a prefeita Luizianne Lins dos ataques sofridos pelos adversários.
Foi a primeira visita de Lula a Fortaleza nesta campanha, o que era reivindicado desde o primeiro turno por Elmano. Até então, o ex-presidente havia apenas gravado para os programas eleitorais do candidato. As imagens estão sendo usadas em abundância neste segundo turno.
Os irmãos Ciro e Cid Gomes romperam a aliança de oito anos que tinham com a prefeita Luizianne. Em meio a ataques e contra-ataques, a campanha se desenrola em um cenário de empate técnico, segundo as pesquisas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião