Com um novo bordão, o humorista e deputado federal Tiririca protagonizou as propagandas eleitorais gratuitas do PR em São Paulo nesta terça-feira (19), primeiro dia de exibição das peças em rádio e TV.
Na rádio, Tiririca foi o único candidato da legenda a falar e ocupou todo o tempo disponível ao partido repetindo a fala: "Tá cansado de política? Vote no Tiririca". Na propaganda televisiva das 13h, Tiririca abriu e fechou o programa do PR com a promessa de exibir "um filme de política" com "coisas fantásticas" e "coisas engraçadas" à noite. Quatro candidatos a deputado dividiram o tempo restante, discutindo propostas em um formato de mesa redonda.
Em 2010, Tiririca foi eleito com a maior quantidade de votos no país, 1,350 milhão, mais do que o dobro do segundo mais votado no Estado, Gabriel Chalita (então PSB, hoje PMDB), com 555.118 votos. O slogan do palhaço era "Vote no Tiririca. Pior do que tá não fica". Ele quase teve a candidatura impugnada sob acusação de analfabetismo. A ação foi arquivada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2013.
A votação de Tiririca elegeu mais três parlamentares: Otoniel Lima e Vanderlei Siraque, ambos do PT, e o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz (PCdoB). Desta vez, o PR sai sozinho na chapa proporcional - ou seja, os votos para deputado estadual e federal podem eleger apenas parlamentares da própria legenda. Este ano, o partido tem 1m25 de tempo de rádio e TV para propaganda dos candidatos a deputado federal.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião