Eleições 2014
Saiba tudo sobre os candidatos e o processo de votação
Faça teste e entenda o seu posicionamento político
Urna eletrônica: confira a ordem de votação e saiba como votar
Qual é o dia da votação?
A votação em primeiro turno ocorre neste domingo, das 8h às 17h. Se houver segundo turno para governador e presidente, a nova votação será em 26 de outubro, no mesmo horário. Quem estiver na fila de votação às 17h vai poder votar.
Quem é obrigado a votar?
Todos os brasileiros incluindo estrangeiros naturalizados − que têm entre 18 e 70 anos. Dos 16 aos 18 anos, depois dos 70 anos e para analfabetos, o voto é facultativo.
Qual documento preciso levar?
O título de eleitor e um documento com foto. Serão aceitos o RG, carteira de trabalho, habilitação (CNH), passaporte ou certificado de reservista. Levar o título de eleitor não é obrigatório.
É permitido vender bebidas alcoólicas no dia da eleição?
No Paraná, regulamentação da Secretaria de Segurança Pública proíbe a venda, a compra e o consumo público entre 6h e 18h deste domingo.
O que faço se não sei qual é o meu local de votação?
É possível pesquisar na internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preenchendo o nome, nome da mãe e data de nascimento. O site da Gazeta do Povo também oferece a lista de endereços, com base na seção e zona eleitoral.
Qual é a ordem de votação nestas eleições?
Deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.
Posso levar cola?
Sim.
Posso estar com adesivo ou alguma peça de roupa que indique quem é o meu candidato?
Sim, mas a legislação indica que a manifestação sobre o voto tem de ser silenciosa. Por isso, nas proximidades do colégio eleitoral e dentro do local, evite falar do candidato, cantar o jingle ou convencer outros eleitores.
Se eu não votei no primeiro turno, posso votar no segundo?
Sim.
Posso entrar com o celular na cabine de votação?
Para votar, todos os dispositivos eletrônicos devem estar desligados.
O que acontece se eu não votar?
Você precisa justificar o voto. Isso pode ser feito no dia da eleição, em qualquer colégio eleitoral ou até 60 dias depois do turno do qual você não participou. O requerimento está disponível nas zonas de votação no dia do pleito; no site do TSE; nos cartórios eleitorais; ou nos Correios depois da eleição. Caso não justifique a falta, o eleitor fica sujeito a não retirar documentos como passaporte e carteira de identidade, além de ter dificuldades para assumir cargos públicos.
O que acontece se eu voto em branco ou nulo?
Esses votos não são considerados válidos e são retirados da contagem oficial. A proporcionalidade de votos que cada candidato obtém é calculada excluindo os votos brancos e nulos.
O que significa voto de legenda?
Quando o eleitor escolhe um candidato, escolhe também o partido que ele representa. O voto, além de ser destinado ao concorrente, também conta para o partido. O voto de legenda é aquele no qual o eleitor não escolhe um candidato, mas o partido. Ele vale para a votação para deputados estaduais e federais. O voto é considerado válido e entra para a conta do quociente eleitoral.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião