Os institutos de pesquisa Datafolha e Ibope divulgaram mais duas pesquisas de intenção de voto presidencial nesta quinta-feira (23). A pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo mostra que a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) abriu 8 pontos porcentuais de vantagem sobre o candidato do PSDB, Aécio Neves. O tucano caiu de 51% para 46% dos votos válidos de quarta-feira passada para cá e Dilma Rousseff subiu de 49% para 54%.
Com o resultado, Dilma assume a liderança fora da margem de erro da pesquisa. Considerando os votos totais, Aécio foi de 45% para 41% das intenções e Dilma passou de 43% para 49%. Os brancos ou nulos se mantiveram em 7% e os indecisos oscilaram de 5% para 3%.
Encontre seu local de votação e veja os documentos aceitosNão vai votar? Saiba onde justificar a ausênciaVídeo: conheça as funções do presidente da República
A pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo entrevistou 3.010 eleitores entre 20 e 22 de setembro em 203 municípios de todo o País. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-01168/2014.
DatafolhaNa pesquisa Datafolha, Dilma aparece com 53% das intenções de votos válidos, enquanto Aécio tem 47%. A margem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, divulgada na edição de ontem da Folha de S.Paulo, os candidatos estavam em empate técnico: Dilma com 52% e Aécio 48%.
Considerando os votos totais, Dilma tem na pesquisa de hoje 48%, ante 42% de Aécio. Brancos e nulos somam 5%. Outros 5% dizem não saber em quem votar.
O Datafolha ouviu 9.910 pessoas entre quarta (22) e esta quinta (23). O levantamento foi encomendado pela Folha de S.Paulo e TV Globo. O nível de confiança é de 95% (significa que em 100 pesquisas com esta mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-1162/2014.
RejeiçãoAs duas pesquisas também mediram a rejeição dos candidatos. No Ibope, a taxa de rejeição do candidato do PSDB, Aécio Neves, é maior do que a da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT).
A rejeição a Aécio subiu de 35% para 42% de uma semana para cá e a de Dilma se manteve em 36%. No Datafolha, 41% dos eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum em Aécio Neves e 37% em Dilma Rousseff. Na pesquisa divulgada em 9 de outubro, as taxas eram respectivamente de 34% e 43%.
Próximas pesquisasOs institutos de pesquisa Datafolha e Ibope divulgam mais duas pesquisas de intenção de voto presidencial cada um até sábado (25).
- Com horário de verão, novo presidente deve ser conhecido às 20h de domingo
- Aécio teve encontro hoje no Rio com arcebispo
- Cardozo acha 'natural' a participação de ministros em inaugurações
- Chuva faz TRE mudar locais de votação em Campo Largo
- Dilma mostra comício em SP e Marina pede voto para Aécio
- Lula critica The Economist por pedir voto em Aécio
- Justiça Eleitoral suspende inserção de Tarso com piada de Sartori
- Jornal argentino "La Nación" declara apoio a Aécio em editorial
- Lula prega fim de ataques na campanha presidencial
- Eleitor com dúvidas pode telefonar ao TRE
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Deixe sua opinião