Se a disputa presidencial se resumisse ao Paraná, teríamos uma das disputas mais acirradas da história. Segundo a última pesquisa Ibope, encomendada pela RPC TV, os três principais candidatos aparecem empatados tecnicamente no estado. Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) aparecem com 29% das intenções de voto cada uma, enquanto Aécio Neves (PSDB) tem 28%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro.
O quadro mudou significativamente em relação à pesquisa anterior, realizada entre os dias 1.º e 3. Naquele levantamento, Marina aparecia na liderança com 34%, Dilma tinha 28% e Aécio apenas 22%. Ou seja: Marina caiu cinco pontos percentuais, enquanto Aécio cresceu seis Dilma se manteve estável, oscilando positivamente em um ponto.
O candidato Pastor Everaldo (PSC) aparece na quarta colocação, com 1% dos votos. Os outros sete candidatos, juntos, contam com 2% das intenções de voto. 5% dos eleitores votariam em branco ou anularia seu voto, enquanto 6% não souberam responder.
Aprovação
A estabilidade de Dilma Rousseff na pesquisa eleitoral pode ser reflexo da continuidade na avaliação dos paranaenses em relação a seu governo. O levantamento mostra que 39% dos paranaenses aprovam seu governo, enquanto 55% desaprovam uma oscilação de um ponto em relação à pesquisa anterior, favorável à presidente.
A avaliação do governador Beto Richa (PSDB) também aparece estável: 59% da população aprovam sua gestão e 30% desaprovam. A oscilação também foi de um ponto, já que ele contava com a aprovação de 60% dos paranaenses na pesquisa anterior.
Metodologia
A pesquisa foi encomendada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 67 municípios do estado entre os dias 16 e 18 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o protocolo nº PR00037/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR00685/2014.
A pesquisa anterior foi feita com 1.008 eleitores, em 58 municípios do estado, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o protocolo nº PR00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR00523/2014. Os outros dados são iguais ao da pesquisa atual.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Deixe sua opinião