Se a disputa presidencial se resumisse ao Paraná, teríamos uma das disputas mais acirradas da história. Segundo a última pesquisa Ibope, encomendada pela RPC TV, os três principais candidatos aparecem empatados tecnicamente no estado. Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) aparecem com 29% das intenções de voto cada uma, enquanto Aécio Neves (PSDB) tem 28%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro.
O quadro mudou significativamente em relação à pesquisa anterior, realizada entre os dias 1.º e 3. Naquele levantamento, Marina aparecia na liderança com 34%, Dilma tinha 28% e Aécio apenas 22%. Ou seja: Marina caiu cinco pontos percentuais, enquanto Aécio cresceu seis Dilma se manteve estável, oscilando positivamente em um ponto.
O candidato Pastor Everaldo (PSC) aparece na quarta colocação, com 1% dos votos. Os outros sete candidatos, juntos, contam com 2% das intenções de voto. 5% dos eleitores votariam em branco ou anularia seu voto, enquanto 6% não souberam responder.
Aprovação
A estabilidade de Dilma Rousseff na pesquisa eleitoral pode ser reflexo da continuidade na avaliação dos paranaenses em relação a seu governo. O levantamento mostra que 39% dos paranaenses aprovam seu governo, enquanto 55% desaprovam uma oscilação de um ponto em relação à pesquisa anterior, favorável à presidente.
A avaliação do governador Beto Richa (PSDB) também aparece estável: 59% da população aprovam sua gestão e 30% desaprovam. A oscilação também foi de um ponto, já que ele contava com a aprovação de 60% dos paranaenses na pesquisa anterior.
Metodologia
A pesquisa foi encomendada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 67 municípios do estado entre os dias 16 e 18 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o protocolo nº PR00037/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR00685/2014.
A pesquisa anterior foi feita com 1.008 eleitores, em 58 municípios do estado, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o protocolo nº PR00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR00523/2014. Os outros dados são iguais ao da pesquisa atual.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Deixe sua opinião