52% é o índice de intenção de voto em Dilma. Aécio aparece com 48%. Os índices levam em conta os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos.
49% é o porcentual que Aécio atinge na região Sudeste do país contra 40% de Dilma. Na semana passada, a vantagem de Aécio era de 50% a 35%.
Pela primeira vez numericamente à frente de Aécio Neves (PSDB) no segundo turno, apesar de ainda empatada tecnicamente, Dilma Rousseff (PT) recuperou índices de intenção de voto junto aos eleitores homens, mais jovens, com renda e escolaridade médias e os que vivem no Sudeste e Centro-Oeste do país. É o que revela a última pesquisa Datafolha, divulgada na segunda-feira, que mostrou Dilma com 52% dos votos válidos, enquanto Aécio tem 48%.
INFOGRÁFICO: Confira os segmentos em que Dilma mais evoluiu
Apesar de Aécio manter vantagem no Sudeste, com 49% das intenções de voto contra 40% de Dilma, o tucano viu a adversária avançar na região. Na semana passada, a vantagem de Aécio era de 50% a 35%. Dilma também avançou no Centro-Oeste: Aécio tem 48% das intenções de voto contra 39% da candidata à reeleição. No levantamento anterior, a vantagem do tucano era de 24 pontos.
Já os dois aparecem tecnicamente empatados entre os eleitores do sexo masculino. Na semana passada, Aécio liderava nesse grupo com 48% a 42%. Entre eleitores com ensino médio os dois empatam com 44%. No levantamento anterior, o tucano tinha 7 pontos de vantagem.
A candidata do PT avançou em outros dois segmentos, apesar de ainda estar atrás. Entre os jovens de 16 a 24 anos, Dilma reduziu a desvantagem de 9 pontos porcentuais e agora aparece com 43% das intenções de voto contra 46% de Aécio. É o mesmo resultado obtido no grupo de eleitores com renda entre 2 e 5 salários mínimos, no qual Aécio liderava por 50% a 39%.
Rejeição
Os dois candidatos têm taxas parecidas de rejeição: 39% não votariam de jeito nenhum em Dilma e 40% em Aécio. Na pesquisa Datafolha anterior, Dilma tinha rejeição numericamente maior do que a do tucano. A diferença era de 4 pontos porcentuais em favor de Aécio, convergindo para empate técnico no atual levantamento.
Indecisos
Se o segundo turno fosse hoje, Dilma teria 31% de chance de receber os votos dos eleitores indecisos, segundo o Datafolha. Já 24% de quem ainda não se decidiu diz que tende a votar em Aécio. Como o número de entrevistados sobre essa questão é menor do que a amostragem geral da pesquisa, a margem de erro é maior, o que coloca os porcentuais dos dois adversários em patamar similar. Já outros 40% não apontaram nenhuma tendência de voto e 5% afirmam que não votarão em nenhum dos candidatos.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad
Congresso prepara uma nova fatura para você pagar – e o governo mal se move
Deixe sua opinião