Um único voto é capaz de decidir o futuro político de uma comunidade| Foto: Elza Fiúza/ABr

Ferramentas

Conheça algumas iniciativas que atuam na busca de uma maior participação popular na política – seja na atuação direta ou na fiscalização do poder público.

Avaaz – Comunidade de mobilização, a Avaaz organiza petições públicas sobre todo tipo de causas – desde a pobreza global até mudanças climáticas. Qualquer um pode assinar as petições.

www.avaaz.org/

Cidade Democrática – A plataforma colaborativa une cidadãos, ONGs, parlamentares e gestores públicos com o objetivo de incentivar a divulgação de propostas e o diálogo com a sociedade. www.cidadedemocratica.org.br/ VotenaWeb – O site apresenta projetos de lei e permite que o internauta faça uma votação simbólica sobre o assunto.

www.votenaweb.com.br/

Adote um Vereador – Tem como objetivo fazer com que o cidadão acompanhe um vereador em suas atividades parlamentares, "adotando-o". Ainda não existe em nenhuma cidade do Paraná.

http://vereadores.wikia.com/

Voto Consciente – O Movimento Voto Consciente acompanha o trabalho dos parlamentares de São Paulo.

www.votoconsciente.org.br/

Ranking Políticos – Compara políticos de todo o Brasil por meio de um sistema de pontuação. Leva em consideração itens como a presença em sessões, qualidade legislativa e processos judiciais. www.politicos.org.br/

Congresso em Foco – Site jornalístico, realiza uma cobertura apartidária do Congresso com objetivo de auxiliar o leitor a acompanhar o desempenho de seus representantes. http://congressoemfoco.uol.com.br/

Voto Aberto – O site tem um sistema de monitoramento político de deputados e senadores. www.votoaberto.com.br/

CARREGANDO :)

Embora os plebiscitos, referendos e projetos de lei de iniciativa popular sejam pouco utilizados, a internet abriu um novo canal de comunicação entre cidadãos, entidades e gestores públicos para construir a democracia direta. Várias são as iniciativas que buscam unir a população à política nas mais diversas plataformas – seja na fiscalização, mobilização ou participação popular. São mais de 200 sites e plataformas que permitem a discussão de temas pertinentes à sociedade. Com a aproximação das eleições, essas ferramentas podem assumir um papel importante na busca por um candidato ideal.

"Hoje é possível interagir com os candidatos e fiscalizar seu trabalho. Depois é só avaliar se vale a pena votar nele novamente", diz Cristiano Ferri, coordenador do Lab Hacker, projeto da Câmara dos Deputados que promove ações colaborativas para aprimorar a participação popular no Parlamento. Ele diz que a internet funciona tanto para escolher um candidato quanto para fiscalizá-lo depois.

Publicidade

Para o co-fundador da plataforma on-line Cidade Democrática, Rodrigo Ban­deira, a internet permite não apenas a pesquisa, mas a busca de um candidato que supra as necessidades do eleitor. Daniele Amaral, coordenadora do VotenaWeb, site que simplifica proposições parlamentares e propõe a votação popular, vê que é necessário um aumento da participação por parte dos cidadãos e uma mudança de visão dos parlamentares. "O que falta de fato é que o cidadão busque se informar e busque discutir as decisões que interferem na vida de todos. Falta também um esforço maior dos parlamentares para entender as transformações e se adequar a esse novo cenário democrático. Isso facilita o diálogo entre o Congresso e a sociedade", comenta.

A cientista política Celene Tonella, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), diz que a utilização da internet como forma de mobilização é positiva, mas afirma que é preciso uma mudança no pensamento de grande parte da sociedade. "Se todos se interessam por política, há um maior rigor nas decisões e também na transparência."