O candidato à prefeitura de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) disse, em seu programa eleitoral da tarde desta quinta-feira (25), que pretende criar 15 mil vagas nas creches o número é igual ao que havia prometido o prefeito Luciano Ducci (PSB) durante a campanha pela reeleição. O candidato Ratinho Junior (PSC) diz que vai criar 23 mil vagas em quatro anos.
No programa do candidato do PSC, o prefeiturável passou boa parte dos 10 minutos conversando com moradores de bairros distantes do Centro. Ele falou com pessoas que sofreram com as chuvas desta semana tiveram casas danificadas ou perderam eletrodomésticos e afirmou que vai diminuir a fila da Cohab e remover famílias que vivem em áreas de risco, em especial aquelas que ganhem até três salários mínimos.
O mesmo foi proposto por Gustavo Fruet, que disse que vai construir 15 mil moradias populares e garantir a regularização fundiária de 10 mil lotes.
Ratinho afirmou que vai utilizar programas do Governo Federal para auxiliar medidas do seu plano de governo, como o Minha Casa Minha Vida, no caso da habitação. Ele comentou que sempre votou a favor de programas sociais do governo, como o Bolsa Família, as obras do PAC e o Pronatec.
O candidato do PSC também prometeu aumentar em 50% o número de vagas no contraturno e nas escolas de tempo integral. O programa ainda mostrou o apoio de Ferrugem, skatista que participa dos X-Games, do qual Ratinho é padrinho político; e o cantor Leonardo, que pediu votos para o candidato. "Não dá pra resolver velhos problemas com velhas ideias", foi dito no programa, reforçando a estratégia que a campanha de Ratinho tem usado, nos últimos dias, para comparar a eventual gestão de Gustavo Fruet à continuidade da atual.
O candidato do PDT apareceu na maior parte do programa em uma reunião com moradores da Região Sul, que questionaram o candidato sobre propostas de seu plano de governo.
Em relação ao transporte público, Fruet prometeu aumentar ônibus e alimentadores no horário de pico já no primeiro ano de governo. À médio prazo, ele pretende garantir mais velocidade ao sistema de transporte "sem pensar em grandes mudanças nos veículos", como disse no programa.
O candidato ainda prometeu recuperar os terminais, construir dois novos e recuperar calçadas da cidade. Na saúde, Fruet diz que vai priorizar a atenção básica, ampliando a cobertura da população para 50%.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Deixe sua opinião