O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proclamou oficialmente nesta terça-feira (7) os resultados do primeiro turno das eleições. Com isso, fixou a volta do horário eleitoral gratuito, que será exibido a partir das 20h30 de quinta-feira (9).
De acordo uma resolução do TSE, a propaganda no rádio e na televisão pode acontecer após 48h da proclamação (na noite de quinta) ou, no mais tardar, faltando quinze dias para o segundo turno (sábado dia 11).
Para definir a retomada da propaganda o TSE consultou o PT e PSDB, que estão com os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves no segundo turno. Como ambos optaram pela volta na quinta, a opção foi chancelada pelos ministros da Justiça Eleitoral.
No segundo turno, cada um dos candidatos terá direito a 10 minutos no rádio e na televisão. A primeira a aparecer será Dilma, uma vez que teve a maior votação na primeira etapa do pleito. Nos Estados em que for acontecer o segundo turno, os governadores terão o mesmo tempo à sua disposição.
Em rápida sessão, o presidente do TSE, Dias Toffoli, destacou que no primeiro turno compareceram às urnas 115 milhões de eleitores. Dilma recebeu 43,2 milhões de votos e Aécio 34,8 milhões. Os votos em branco somaram 4,4 milhões e outros 6,6 milhões foram nulos.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia