• Carregando...
Audiência de Genoino ficou para a próxima terça-feira | Wilson Dias/Agência Brasil
Audiência de Genoino ficou para a próxima terça-feira| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O advogado de José Ge­­noi­­no, Cláudio Alencar, protestou contra a decisão de deixar para a semana que vem a audiência que irá oficializar a progressão de pena do ex-deputado do regime semiaberto para aberto. A audiência estava marcada para ontem.

O juiz da Vara de Execu­­ções das Penas e Medidas Al­­ternativas do Tribunal de Jus­­tiça do Distrito Federal Ger­­mano Oliveira de Holanda agendou para a próxima terça-feira a audiência que irá oficializar a progressão de pena de Genoino, condenado no processo do mensalão. "Ainda não joguei a toalha", afirmou o advogado.

Cláudio Alencar argu­men­tou que a situação de seu cliente precisa ser analisada com rapidez. Na quin­­ta-feira, o ministro Luís Roberto Barroso, do Su­­premo Tribunal Federal (STF), autorizou a progressão de pena para o regime aberto por entender que Genoino cumpriu um sexto da pena de quatro anos e oito meses.

Mas mesmo tendo autorização para progredir do re­­gime semiaberto para o aber­­to, o ex-deputado federal segue cumprindo pena no Complexo da Papuda (DF) e pode continuar preso até a próxima semana.

Segundo o advogado do ex-parlamentar, o juiz ainda não conhece o caso e, por isso, agendou a audiência para o dia no qual normalmente esses processos são avaliados. Alencar encaminhou um pedido ao magistrado para que a sessão no Fórum seja antecipada.

O advogado também argumentou que Genoino poderia ter se beneficiado com o indulto do Dia dos Pais, conhecido como "saidão", mas preferiu não entrar com a solicitação.

"Todos os presos que têm um sexto da pena e bom comportamento pediram liberação para o Dia dos Pais. Nós não pedimos, contando que ele seria liberado hoje [ontem]", disse. A audiência no Fórum é necessária para que, antes de ser liberado, o apenado assine um termo de compromisso que estabelece as regras de cumprimento do novo regime.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]