• Carregando...
 |
| Foto:

Candibook

Conheça melhor os candidatos no Candibook, o portal dos candidatos da Gazeta do Povo: www.gazetadopovo.com.br/candibook.

A maioria dos candidatos que concorrem nas eleições deste ano no Paraná são de Curitiba e da Região Metropolitana (RMC). Os dados do Candibook – o portal dos candidatos da Gazeta do Povo – mostram que dos mais de 700 concorrentes que responderam ao teste, 449 (64%) moram na capital ou nas cidades próximas. Os outros 253 concorrentes (36%) declararam morar em outras regiões do estado.

INFOGRÁFICO: Veja o local de nascimetno dos candidatos

O fenômeno é visto pelos especialistas como prejudicial. Eles destacam que o Paraná tem características e demandas diferentes e que dessa maneira o debate se concentra na capital. "Em geral, os assuntos discutidos acabam se confundindo com alguns temas da capital e as demandas do interior ficam de fora", explica Elve Miguel Cenci, professor de Ética e Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Depois de Curitiba e Região Metropolitana, o número mais expressivo de candidatos está no Norte (88). A maioria deles tem residência em Londrina e Maringá, cidades que já possuem um histórico como berço de muitos políticos. Logo em seguida, aparece a Região Oeste (39), com as cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu. E também os Campos Gerais, onde moram 36 candidatos. Para Cenci, a baixa representatividade do interior é resultado principalmente de um vazio político. "Os políticos do interior acabam ficando circunscritos a sua região eleitoral e não têm força política para se impor na disputa", afirma. Segundo ele, a política paranaense é personalista e impede o surgimento de novas lideranças.

De onde eles vêm

Para concorrer a uma eleição o candidato deve morar na região de abrangência onde ocorrerá o pleito. Para ser vereador de Curitiba, por exemplo, é preciso ter residência fixa na capital. No caso destas eleições, os candidatos a deputado estadual, federal, governador e senador pelo Paraná precisam morar no estado. No entanto, essa regra não vale para locais de nascimento.

De acordo com os dados do Candibook, dos 1.184 concorrentes, 953 têm como berço o próprio Paraná. Os demais vieram das mais variadas regiões do Brasil e também há quem tenha vindo de terras estrangeiras. Esse é o caso do candidato a deputado estadual Taras Kazymyrko (PSDC) que nasceu em Sttutgart, na Alemanha. Os estados mais citados pelos candidatos como local de nascimento foram São Paulo (80), Santa Catarina (50) e Rio Grande do Sul (35). Além desses, Minas Gerais (20), Rio de Janeiro (13), Bahia (8), Ceará (7), Pernambuco (6), Paraíba (3), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Pará (3), Espírito Santo (2), Dis­­tri­­to Federal (1), Rondônia (1), Roraima (1), Rio Grande do Norte (1) e Maranhão (1) também aparecem como local de nascimento dos candidatos paranaenses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]