A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, evitou comentar as últimas pesquisas* que apontam um crescimento de sua rejeição e uma diminuição de sua vantagem em relação a candidata do PT, Dilma Rousseff, no segundo turno.
Segundo Marina, a estratégia é continuar falando a verdade e não fazer agressões. "Vamos continuar fazendo uma campanha limpa. Não queremos entra no jogo que vale tudo para ganhar a eleição", afirmou, durante coletiva em São Bernardo do Campo, antes de um ato político na Praça da Igreja Matriz.
Marina afirmou que não está preocupada com pesquisa e está tranquila. "Não vamos utilizar o espaço da democracia conquistada a duras penas para assacar medidas e boatos contra quem quer que seja", reforçou. "Nesse momento estamos tranquilos vamos continuar fazendo o debate, não é o embate."
Segundo a candidata, não há como ter argumentos para combater o "marketing selvagem" dos adversários, mas é possível que haja discernimento. "E a sociedade brasileira haverá de ter discernimento e está tendo", afirmou.
Marina aproveitou a coletiva para criticar os adversários, incluindo o tucano Aécio Neves, pelo fato deles não terem apresentado programa de governo. "Gostaria que eles tivessem um programa para que a sociedade brasileira pudesse debater", afirmou. "Nós estamos fazendo uma campanha com base em proposta, os nossos adversários é que têm que explicar porque durante 20 anos eles se combateram a ferro e fogo e agora estão unidos, PT e PSDB, numa mesma artilharia para destruir quem tem programa", disse.
Segundo ela, "pela primeira vez na história desse País o PT e o PSDB estão juntos numa mesma cruzada de preconceito, boatos e difamações" para conter o avanço da sociedade que quer mudanças.
Questionada sobre as últimas críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a inexistência da nova política que Marina defende, a candidata reafirmou que sua atitude nessa campanha é sempre de oferecer a outra face e disse que nunca terá uma atitude de desrespeito com Lula, que foi seu amigo por mais de 20 anos.
Marina não quis comentar possíveis alianças para o segundo turno e disse que não se pode ter uma posição "arrogante" com os demais candidatos que estão na disputa.
Metodologia
O levantamento do Datafolha foi encomendado pela Folha em parceria com a TV Globo. Foram ouvidos 5.340 eleitores em 265 municípios entre 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95% - se forem feitos 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.