72,12% foi o porcentual de votos que Aécio recebeu em Curitiba. Foi seu décimo melhor desempenho no estado.
159 foi o número de municípios paranaenses em que Dilma teve melhor votação na comparação com o tucano.
Apesar da derrota nas eleições gerais, Aécio Neves (PSDB) fez 60,98% dos votos válidos no Paraná contra 39,02% da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). No estado, o senador teve seu quarto melhor desempenho no país: apenas em Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo ele teve uma votação proporcionalmente melhor. No primeiro turno, o tucano já havia conquistado no Paraná 49,79% dos votos contra 32,54% de Dilma.
O tucano ficou na frente em todas as maiores cidades do estado. Em Curitiba, ele fez 72,12% dos votos. Em Londrina, segundo maior colégio eleitoral, o tucano fez 77,63% dos votos, o segundo melhor porcentual em todo o Paraná. A cidade na qual o senador teve seu melhor desempenho foi Arapongas, no norte, com 77,71% dos votos válidos.
Dilma, por outro lado, venceu em 159 municípios (40%), mas quase todos pequenos juntos, eles concentram cerca de 16% do eleitorado do estado. A petista ganhou em apenas dois municípios com mais de 50 mil habitantes: Sarandi e Francisco Beltrão. Seu melhor desempenho foi na cidade de Pinhal de São Bento, no Centro-Sul, onde já havia vencido no primeiro turno. Ela fez 75,77% dos votos no município.
Assim como no primeiro turno, Aécio venceu em quase todas as regiões do estado. Seu melhor desempenho foi na Região Metropolitana de Curitiba, onde fez 65,85% dos votos. Dilma, por outro lado, venceu no Sudoeste, com 54,26% dos votos, e no Centro-Sul, com 53,01%. Ela já havia ganhado nessas duas regiões no primeiro turno.
Análise
Segundo o cientista político Doacir Quadros, do grupo Uninter, a votação de Aécio está longe de ser uma surpresa. "O eleitor paranaense tende a votar no PSDB para presidente da República. Vale lembrar que, em eleições passadas, nem Dilma nem Lula conseguiram vencer no estado", afirma. Desde 1994, quando as eleições presidenciais passaram a ser polarizadas por PT e PSDB, os tucanos perderam no estado apenas em 2002.
Para Quadros, há uma forte correlação entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os votos tucanos, em âmbito nacional. Todas as pesquisas apontaram que Aécio se sai melhor entre a população mais escolarizada e mais rica, enquanto Dilma vai melhor entre as pessoas menos escolarizadas e de baixa renda, segundo o cientista político. Como o Paraná tem um IDH mais alto do que o resto do país, o PSDB tende a ter um desempenho melhor, finaliza.