O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (27), pela reeleição dela e disse esperar falar com a brasileira "nos próximos dias". A intenção de Obama é tentar aumentar a parceria bilateral entre os países.
Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, transmitiu a felicitação de Obama à presidente do Brasil, país que ele qualificou como "grande parceiro" para os Estados Unidos.
"Estamos comprometidos em seguir trabalhando com a presidente Dilma para fortalecer nossa relação bilateral", afirmou o porta-voz de Obama.
Além disso, detalhou que o presidente americano espera "nos próximos dias parabenizá-la pessoalmente" por sua vitória nas eleições de ontem e dialogar sobre como aumentar a parceria bilateral em educação, energia e comércio, entre outros assuntos.
O governo dos EUA já felicitou Dilma pela reeleição em comunicado enviado neste domingo à Agência Efe pelo Departamento de Estado.
"Parabenizamos a presidente Dilma Rousseff e estamos dispostos a trabalhar com ela para fortalecer mais os laços entre Estados Unidos e Brasil nos próximos anos", dizia o comunicado repassado à Efe por um porta-voz do Departamento de Estado que pediu o anonimato.
A relação entre os dois países foi seriamente afetada por causa das revelações do ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) americano Edward Snowden, que denunciou que Washington espionou as comunicações pessoais de Dilma Rousseff, assim como de ministros e de empresas nacionais.
Devido às denúncias de Snowden, negadas pelo governo dos Estados Unidos, Dilma suspendeu uma visita de Estado que faria a Washington em outubro do ano passado.
Vice-presidente também parabenizou Dilma
O primeiro contato de alto nível entre os governos após o escândalo da NSA aconteceu em junho, quando o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, visitou o Brasil e teve uma reunião privada com Dilma em Brasília.
Em sua conta oficial no Twitter, Biden cumprimentou hoje Dilma pela reeleição com uma mensagem em português na qual ressaltou, além disso, a importância da relação bilateral.
"Felicitações para Dilma por sua reeleição. A parceria EUA-Brasil é importante", ressaltou o vice-presidente.