Um dia após o Datafolha identificar queda nas intenções de voto de Aécio Neves (PSDB), o candidato tucano à Presidência rebateu nesta terça-feira (21) os dados do levantamento e disse que os institutos de pesquisa "devem uma explicação aos brasileiros" pelos "erros grosseiros" que vêm cometendo. "Se eu me abalasse por pesquisas, não teria tido o resultado que tive no primeiro turno", afirmou, em entrevista em Campo Grande.
Para Aécio, não houve queda em suas intenções de voto. "Não posso considerar queda uma candidatura que teve 30 e poucos pontos no primeiro turno e depois aparece com 50", disse. "A nossa candidatura foi a que mais cresceu."
O tucano disse que tem pesquisas internas que o colocam "com um margem enorme" à frente de Dilma Rousseff (PT). "Pelo que nós vimos da pesquisa do primeiro turno, o Datafolha está me dando como eleito", ironizou.
DATAFOLHAO resultado do Datafolha mostrou Dilma numericamente à frente da corrida eleitoral, com 52% dos votos válidos, ante 48% de Aécio.Foi a primeira vez que a petista apareceu à frente do tucano neste segundo turno, ainda que o cenário seja de empate técnico, pelo limite da margem de erro (de dois pontos percentuais).
Aécio perdeu pontos em quase todos os segmentos pesquisados, inclusive no Centro-Oeste, onde sua vantagem sobre Dilma diminuiu de 24 para nove pontos percentuais.
Em Mato Grosso do Sul, o segundo turno também é disputado entre PT e PSDB: o ex-prefeito de Maracaju Reinaldo Azambuja (PSDB) enfrenta o senador Delcídio Amaral (PT). Os dois estão em empate técnico, segundo o último Ibope: 51% a 49% para o tucano.
PETROBRASNa entrevista, Aécio ainda declarou que qualquer tucano que seja citado nas investigações da PF sobre desvios na Petrobras será investigado. "Não tem isso de filiação partidária. Todas as investigações têm que ir a fundo", disse. "Se alguém do PSDB tiver cometido alguma ilicitude, tem que responder por isso. Nós não os trataremos, como faz o PT, como heróis nacionais."
- Caminhada com mulheres marca fim da campanha de Dilma
- PT desmarca comício de Dilma na Cinelândia
- 'Somos ignorantes porque ignoramos os tucanos', diz Dilma no Nordeste
- Dilma e Aécio levam à TV críticas mútuas e propostas
- TSE suspende propagandas em que Dilma faz elogios a Aécio
- Lei Seca volta a vigorar durante 12 horas no segundo turno
- Líder nas pesquisas, Sartori faz piada com professores e pede desculpas
- Pesquisas trazem "sinais positivos" para Dilma, diz socióloga
- Ricupero projeta cenário negativo, se Dilma vencer
- Atores de Hollywood manifestam apoio a Dilma e Aécio
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados