As pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas ontem mostram que a eleição deste domingo promete ser a mais disputada desde a redemocratização do país. As duas sondagens mostram os dois candidatos muito próximos. Para o Datafolha, Dilma Rousseff (PT) tem 52% e Aécio Neves (PSDB) 48% na conta dos votos válidos. Os dois estão empatados no limite da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos. Já na pesquisa Ibope, Dilma tem 53% e Aécio 47%. A diferença está fora da margem de erro, também de dois pontos para mais ou para menos.
INFOGRÁFICO: Confira os novos números divulgados ontem por Ibope e Datafolha para presidente
Em relação ao levantamento anterior do Datafolha, Dilma caiu um ponto e Aécio Neves subiu um ponto. A sondagem anterior do instituto, divulgada nos dias 22 e 23, trazia a petista com 53% e Aécio 47%, vantagem fora da margem de erro. No Ibope, Dilma oscilou um ponto para baixo e Aécio oscilou um ponto para cima na comparação com a pesquisa divulgada também na quarta-feira.
Os dois levantamentos mostram uma interrupção na tendência de crescimento de Dilma e o crescimento de Aécio. Entre as duas datas (quarta-feira e ontem), novos fatos acirraram a campanha ainda mais. A revista Veja antecipou sua edição e trouxe uma reportagem afirmando que o doleiro Alberto Youssef teria revelado, em sua delação premiada, que a presidente Dilma e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva sabiam dos desvios praticados na Petrobras. DIlma e Lula reagiram à reportagem. Os dois prometem acionar a Veja judicialmente. Militantes de esquerda picharam os muros da Editora Abril, que publica a Veja, como forma de protesto. Na noite da última sexta-feira, a TV Globo realizou o último debate entre os candidatos, com 30 pontos de audiência, segundo o Ibope. O debate contou com perguntas entre os dois candidatos e com questões formuladas por eleitores indecisos.
Receio
Os dois institutos, no entanto, são cautelosos ao divulgarem os dados. "Os números da atual pesquisa não podem ser confundidos com uma tentativa de previsão dos resultados da eleição deste domingo. O levantamento é um retrato da corrida eleitoral no período em que as entrevistas foram feitas", diz o Datafolha.
Rejeição
No Datafolha, a rejeição de Dilma é de 41% e a de Aécio de 38%. O Ibope divulgou também a intenção de voto por região. No Nordeste, Dilma lidera com folga (68% a 27%); Aécio lidera no Sudeste (50% a 39%); há empate técnico no Norte/Centro-Oeste (DIlma 48%, Aécio 45%) e no Sul (Dilma 43%, Aécio 47%).
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Deixe sua opinião