Pela terceira vez, a Gazeta do Povo produz uma ferramenta que deve ser a principal aliada do eleitor no período eleitoral. O Candibook Portal dos Candidatos reúne informações sobre as pessoas que concorrem ao cargo de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Ao longo desta semana, ficarão disponíveis perfis completos e entrevistas com mais de 600 candidatos que buscam cargos eletivos neste ano. O jornal produziu o Candibook também nas eleições de 2010 e 2012.
INFOGRÁFICO: Conheça o CandibookVÍDEO: Assista à reportagem que conta em detalhes como funciona o candibook
DIAGRAMA DE NOLAN: Faça o teste e descubra o seu posicionamento político
Navegando no sistema, que está disponível aqui, é possível visualizar informações sobre os políticos; das mais simples como data de nascimento, até algumas mais curiosas, como time de futebol, livro favorito e político que admira.
Todos foram convidados para gravar uma entrevista em vídeo que também estará disponível na página do postulante. Na conversa com um jornalista do projeto, os candidatos são questionados sobre a motivação para concorrer e quais projetos ou setores pretendem defender, caso sejam eleitos.
Neste ano, são mais de mil concorrentes no Paraná e o eleitor não consegue conhecer todas as opções. Nem todos os candidatos têm espaço para mostrar as ideias que defendem e alguns deles nem aparecem no horário eleitoral. O Candibook, pelo contrário, serve como um palanque igual para todos.
Conhecer para escolher
O fato de o eleitor fazer uma escolha consciente na hora de votar pode ter influência durante o mandato dos eleitos. O cientista político Doacir Quadros, professor da Uninter, comenta que, caso o eleitor saiba o histórico e a atuação do candidato, pode dar continuidade a essa busca por informação durante o mandato, o que possibilita que o político seja mais efetivo.
Ele explica que, para depositar o voto em um candidato, o ideal seria que o eleitor conhecesse a trajetória política do postulante, na formação e qual é o setor que ele pretende defender. "O eleitor tem de saber a área de atuação do candidato, pois é para este setor que ele vai atuar durante a representação", comenta Quadros sobre os que ocuparão o Legislativo.
Além disso, o eleitor tem de estar por dentro das atribuições de cada cargo. No caso do candidato ser escolhido e assumir, o eleitor precisa cobrar do político aquilo que ele pode fazer.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião